Família

Sinovac está desenvolvendo versão de Coronavac adaptada à Ômicron, diz farmacêutica

Getty Images

Publicado em 07/12/2021, às 08h59 - Atualizado às 09h00 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


A Sinovac está desenvolvendo versão de Coronavac adaptada à Ômicron, conforme afirmou representante da farmacêutica Weidong Yin, no Simpósio Coronavac do Instituto Butantan desta terça-feira, 7 de dezembro.

Yin ainda confirmou que a expectativa é que a nova versão da vacina fique pronta já em fevereiro de 2022. O anúncio foi feito no evento que dura de hoje até quinta-feira, 9 de dezembro, com o intuito de debater a eficácia e produção de vacinas no Brasil.

Sinovac está desenvolvendo versão da Coronavac adaptada à Ômicron (Foto: Getty Images)

Além disso, o encontro também estuda os resultados do Projeto S realizado em Serrana, no interior de São Paulo, ainda este ano. No Simpósio, estão reunidos pesquisadores do mundo todo, incluindo Estados Unidos, Turquia, Chile, China e Espanha.

A Ômicron

Na sexta-feira, dia 26 de novembro, a OMS (Organização Mundial de Saúde) anunciou detalhes sobre a nova cepa do SARS-CoV-2, a ômicron, descoberta originalmente na África do Sul há cerca de duas semanas atrás. Recentemente, esta nova variante se tornou motivo cada vez maior de preocupação por parte dos cientistas.

De acordo com eles, a ômicron surpreendeu os pesquisadores por conta da quantidade de mutações que essa cepa apresenta, oito vezes maior do que as demais outras já identificadas e classificadas. A explicação dos cientistas para o número inédito é a de que, pelo fato de apenas 7% dos habitantes do continente africano estarem totalmente vacinados, a disseminação e surgimento do vírus são facilitadas.

Segundo a OMS, a nova cepa descoberta na África do Sul já está circulando em alguns países do mundo. O Brasil ainda não identificou nenhum caso da “variante preocupante”, entretanto a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomendou que as autoridades adotem restrições de voos a seis países africanos, sendo eles a África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue.

“A ômicron tem um conjunto de mutações em número inédito na proteína Spike: são 32 alterações entre mutações e deleções, sendo dez na região RBD [principal sítio de ligação às células e um dos principais alvos de anticorpos]. Nas demais variantes de preocupação, esse número de mutações [na Spike] fica entre três e quatro”, explica a OMS.


Palavras-chave
Comportamento Família Saúde vacina covid-19 CoronaVac nova variante coronavírus Sinovac ômicron

Leia também

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"

Família

Pai de Henry Borel compartilha vídeo da filha indo para casa: "Novo começo"

Família

Nome de suposto 3º filho de Neymar é revelado: "Agora sim um bonito"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer