Família

Seu filho pode aprender a contar brincando, muito antes de entrar na escola

A matemática básica ensinada desde cedo abre portas para o conhecimento

Logo-Parents (1)
Carolina Porne

Carolina Porne ,Filha de Sandra e Rubens

crianca-g

 

Estudos recentes apontam que as habilidades matemáticas de uma criança, uma vez que entrou no jardim de infância, podem ser um forte indício de sua futura performance acadêmica, seja em matemática ou leitura. O aprendizado da matemática promove o bom funcionamento da memória, melhora a atenção e aumenta outras funções cognitivas básicas. Mas calma! Não adianta correr para comprar jogos da memória ou cadernos de tabuada. Isso pode prejudicar o interesse natural do seu filho pelo assunto. Em vez disso, tente envolver o interesse da criança com essas atividades divertidas, para ajudar que ela desenvolva uma boa base matemática para o futuro.

Anúncio

FECHAR

 

Conceitos numéricos

Contar é muito importante porque ajuda a criança a aprender a sequência dos números, mas mesmo antes de contar, as crianças precisam desenvolver um entendimento básico sobre números. Três conceitos numéricos importantes são a correspondência um-para-um (cada coisa é contada uma vez); cardinalidade (o último objeto contado é o total de objetos); e invariabilidade (o número de objetos não muda se forem trocados de lugar- por exemplo, espalhando-os ou botando-os em círculo). Veja abaixo como ajudar seu filho a desenvolver esses conceitos básicos

Conte objetos no dia-a-dia. Conte o número de botões na blusa do seu filho enquanto abotoa, a quantidade de laranjas que a criança está botando na sacola do supermercado, o número de garfos necessários para uma refeição em família, ou o número de degraus das escadas de casa. Comece com quantidades pequenas (não mais que cinco) e vá adicionando números maiores à medida que seu filho está pronto para novos desafios.

Coloque pequenos objetos em sequência. Arrume algumas moedas e peça ao seu filho para contá-las. Depois disso, coloque-as em um círculo, em sequência, ou espalhe-as, e peça que ele conte novamente. Não se surpreenda se ele tiver que contar de novo, mas se ele responder automaticamente sem contá-las, você vai saber que ele dominou o conceito de invariabilidade numérica.

Ache objetos que se completam. Se seu filho está tendo dificuldades com o conceito de um-para-um, ache objetos que se completam, como garfo e faca, xícaras e pires, imagens de cavalos e cowboys. Peça-o que faça os pares correspondentes com cada objeto. Na medida que ele for fazendo, peça-o que conte cada par para reforçar a ideia de que cada par consiste num mesmo número.

Jogue jogos de tabuleiro que envolvem contas. Jogos simples como Banco Imobiliário ou Uno são ótimos para ajudar as crianças a reconhecerem números em um dado e contar movimentos.

 

 

Leia também:

Jura? Estudo aponta que filhos afetam o sono das mães, mas dos pais não

“Não sinta culpa”, Paola Carosella faz texto incrível sobre maternidade

5 coisas pelas quais você não deveria se sentir culpada na mesa do jantar

Pais&Filhos TV