Família

Senhor Cabeça de Batata não será mais ‘Senhor’ em nome da inclusão: entenda a mudança após 69 anos

Reprodução/ O Globo

Publicado em 26/02/2021, às 10h01 - Atualizado às 14h28 por Letícia Mutchnik


Compartilhe:


Um dos brinquedos mais conhecidos da Hasbro, o Senhor Cabeça de Batata, que participa, inclusive do filme Toy Story, não será mais ‘Senhor’ em nome da inclusão. O brinquedo perderá o pronome em busca de uma identidade de gênero mais inclusiva.

“A Hasbro quer garantir que todos se sintam bem-vindos no mundo Cabeça de Batata e vai retirar oficialmente o termo ‘Senhor’ da marca e logotipo ‘Senhor Cabeça de Batata’ para promover a igualdade de gênero e inclusão”, disse a fabricante em comunicado.

No Twitter, a marca disse que a mudança está vinculada apenas a Hasbro, mas os personagens da Pixar continuaram sendo chamados de Senhor e Senhora Cabeça de Batata. A iniciativa surgiu depois que outras concorrentes da fabricante criaram brinquedos semelhantes gênero-neutros.

Em 2019, a Mattel lançou uma linha de bonecos personalizáveis de gênero neutro chamada ‘Creatable World’, que em português seria ‘Mundo criável’, que permite que “as crianças criem seus personagens”. A caixa inclui várias opções de guarda-roupa, acessórios e perucas para que as crianças possam estilizar os bonecos “com cabelo curto ou comprido, com saia, calça ou ambos”.

Conheça a história do brinquedo ‘Cabeça de Batata’

O Senhor Cabeça de Batata, agora apenas Cabeça de Batata, tem liderado a Hasbro desde que foi lançado, em 1952. Segundo a fabricante, ele foi o primeiro brinquedo a ser anunciado na televisão dos Estados Unidos.

Ele permite que as crianças troquem diferentes partes de seu corpo como olhos, bigodes, óculos e chapéus. O brinquedo também possui uma imagem muito associada a Rhode Island, estado onde a Hasbro está sediada. Ao longo dos anos, o brinquedo já apareceu em desfiles, campanhas e até em placas de veículos


Palavras-chave
Inclusão identidade de gênero senhor cabeça de batata

Leia também

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Eliezer e Viih Tube recriam a foto que fizeram na 1ª gravidez e detalhe chama atenção

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Gravidez

"Fui demitida no dia que voltei da licença-maternidade depois de 5 minutos"

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"