Família

Semana Mundial do Aleitamento Materno: dicas de ouro para amamentar sem dor

Getty Images

Publicado em 04/08/2020, às 12h41 - Atualizado em 02/08/2022, às 16h48 por Jennifer Detlinger


Compartilhe:


(Foto: Getty Images)

Amamentar vai além de apenas dar o leite ao bebê. É um ato de amor, proteção e carinho, que faz toda diferença no desenvolvimento da criança ao longo da vida. Neste ano, a Semana Mundial do Aleitamento Materno tem como tema Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável. As ações se concentram no impacto da alimentação infantil no meio ambiente com o objetivo de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno para a saúde do planeta e de seu povo.

E assim como quase tudo na maternidade, amamentação é cercada de mitos. Por isso, nesta Semana Mundial do Aleitamento Materno, vamos fazer uma série de matérias para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. A gente sabe da importância da amamentação para o bebê e por isso a mãe estar preparada psicológica e fisicamente para esse momento faz toda a diferença.

Cinthia Calsinski, mãe de Matheus, Bianca e Carolina, enfermeira obstetra e colunista da Pais&Filhos, nos ajudou a tirar algumas dúvidas sobre a pega correta e reforçar que a amamentação não deve ser um processo doloroso. “Existem diversas posições para o bebê se acomodar ao seio. Mas é importante observar a boca do bebê, se ela está com abertura de peixinho. E se queixo do bebê está tocando a mama e o nariz livre. Assim, ajuda a massagear a mama também, ajudando no esvaziamento”, aconselha Cinthia.

No começo da amamentação, é normal sentir dor na hora da descida do leite. Afinal, você nunca havia feito isso. Uma das maiores dificuldades é encontrar a pega correta. Muitas mães sentem dor até conseguirem encontrar a posição. A pega correta tem que ser sempre na aréola, não pode ser no bico. A parte de cima da aréola tem que ficar mais visível do que a de baixo, os lábios do bebê devem estar em formato de peixinho e, quando ele suga, o seio da mãe vai para dentro da boca dele.

O cuidado pode continuar durante a amamentação (Foto: reprodução)

Confira algumas dicas para fazer da amamentação um momento calmo e proveitoso:– Os lábios do bebê ficam voltados para fora, e a boca aberta como “boquinha de peixe”

O que a mulher pode fazer para aliviar a dor?

Outro fator que pode causar desconforto é quando a mama está muito cheia. Para evitar passar por isso, procure ordenhar a cada quatro horas, caso você não amamente nesse período. Desde a maternidade, é importante respeitar o ritmo de fome da criança. Mas recomenda-se evitar mamadas muito espaçadas e encurtar os intervalos.

Veja dicas de como o pai pode ajudar nesse processo (Foto: reprodução/ Getty Images)

O uso de objetos como bicos de silicone podem ajudar?

Segundo os especialistas, o bico de silicone pode até atrapalhar a mamada. É muito difícil que a criança consiga sugar da maneira adequada, a melhor coisa é a mãe dar de mamar do lado do seio que não está machucado.

Quais as melhores dicas para evitar a dor?

Uma boa dica é fazer uma massagem no seio antes de colocar o bebê para mamar pela primeira vez. Massageie ao redor do seio e depois ao redor da aréola. Por fim, faça uma pequena ordenha, puxando o seio para trás e para frente. Isso faz com que os ductos de abram e o colostro saia.


Palavras-chave

Leia também

Especiais / Dia das mães

Dia das Mães: mensagens, frases e legendas especiais para emocionar

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Família

Pressão familiar fez Endrick terminar o seu primeiro namoro

Família

10 ideias para fazer no Dia das Mães que vão além dos presentes

Família

Dia das Mães: músicas para cada sentimento na hora de homenagear a sua!

Dia das Mães

Dia das Mães: 38 frases e mensagens para escrever cartões e legendas para as redes sociais

Família

O que é ser mãe? Respondemos às principais pesquisas do Google

Família

Neymar e Bruna Biancardi postam foto de Mavie em viagem juntos na Arábia Saudita