Família

Seleção Brasileira de Futsal Down conquista primeiro mundial e dá show de representatividade

Reprodução / Prefeitura de Ribeirão Preto

Publicado em 05/06/2019, às 16h46 por Marina Paschoal


Compartilhe:


(Foto: Reprodução / Prefeitura de Ribeirão Preto)

O Brasil venceu, pela primeira vez, o Campeonato Mundial de Futsal Down nesta terça-feira, 4 de junho. A final aconteceu em Ribeirão Preto, no ginásio Cava do Bosque, e a seleção brasileira cravou o placar de 7 x 5 no time da Argentina. “O esporte é importante para o desenvolvimento de todas as crianças e jovens. E, para aqueles com síndrome de Down, não é diferente”, acredita Ana Castelo Branco, embaixadora da Pais&Filhos e mãe de Helena e Mateus, que tem síndrome de Down. “O exercício físico, o espírito de equipe e aprender a lidar com vitórias e derrotas é importante para todos”, ela completa.

O Brasil chegou a abrir diferença de 5 x 1 no placar e além do show de diversidade, a partida foi superemocionante do começo ao fim  – literalmente, já que o sétimo gol da seleção brasileira foi feito faltando menos de dez segundos para o término da partida. Ana e Matheus não chegaram a acompanhar a seleção neste ano, mas ela faz questão de organizar a torcida para visitar, conhecer e acompanhar o treinamento do time do Corinthians. “Mas faço questão de manter contato com o técnico. Cleiton Monteiro faz um trabalho importantíssimo para o desenvolvimento da autonomia dos atletas. Pais e mães são proibidos de acompanhar treinos e viagens. O que estimula estes jovens a se tornarem mais independentes. Isso sem falar no desenvolvimento da autoestima que um campeonato como esse traz. Ver a torcida vibrando com eles não tem preço”, ela conta.

(Foto: Reprodução / Globo Esporte / FL Piton/Prefeitura Municipal Ribeirão Preto)

E como se não bastasse levar o prêmio para casa, ainda garantimos o posto de melhor atleta do mundial com a atuação de Renato, que ocupa a posição de ala. “Sabemos como nossos filhos são sempre vistos com condescendência ou como inferiores. Então, quando eles se mostram capazes de jogar futebol muito melhor do que a maioria das pessoas típicas, o recado dado é muito importante”, Ana comenta sobre o destaque do jogador. “Outro ponto importante é quebrar o esteriótipo de ‘eternas crianças’. Ao serem tratados como atletas pela mídia, uma mensagem muito importante para nós se espalha: a de que eles são pessoas absolutamente capazes de batalhar e realizar seus sonhos”, completa.

Essa foi a segunda edição do Campeonato Mundial de Futsal Down, organizado pela Federação Internacional de Futebol Para Síndrome de Down (FIFDS) e seguindo as regras da FIFA. Em 2018 o prêmio foi para Itália e aconteceu em Portugal, em que também participaram atletas do México, Portugal, Itália, África do Sul e, infelizmente, o Brasil ficou de fora, já que não tinham verba o suficiente para viajar.

Desta vez, mesmo o campeonato acontecendo em solos brasileiros, mais uma vez eles quase ficaram de fora por falta de dinheiro. “Espero que essa vitória chame a atenção dos patrocinadores para que, daqui pra frente, eles tenham as condições que merecem para treinar – com vestuário, materiais, transporte e até mesmo remuneração para equipe que tanto se dedica”, Ana finaliza.

Leia também

É hora de ajudar: Seleção Brasileira faz vaquinha para participar da Copa do Mundo de Futsal Down

Você sabia que 8 jogadores da seleção cresceram sem a presença do pai?

#MãesQueInspiram: “Descobri a síndrome de Down do meu filho dois dias após o parto, mas o amor foi maior que o susto”


Palavras-chave

Leia também

Família

Esposa de Radamés Furlan sofre ataques após ex-jogador assumir ter sido amante de Viviane Araújo

Família

Mãe de Alexandre Nardoni morre 1 mês antes de filho ser liberado da prisão

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador

Bebês

Após 3 anos o hospital, bebê que nasceu com intestino para fora do corpo recebe alta

Família

Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha