Família

São Paulo entra na fase de transição: veja quais são as novas medidas para a quarentena

Shutterstock

Publicado em 16/04/2021, às 09h58 - Atualizado às 10h25 por Cinthia Jardim


Compartilhe:


Nesta sexta-feira, 16 de abril, o governo do Estado de São Paulo realizou uma coletiva de imprensa para informar sobre a fase de transição, que atua na circulação de pessoas durante a pandemia do novo coronavírus e passa a valer já no final de semana. A flexibilização é um meio termo entre a fase vermelha e a laranja.

De acordo com o vice-governador Rodrigo Garcia, no domingo a fase de transição já passa a valer em todo o estado. “Isso é uma consequência da queda de internações e dos números da pandemia”, explica. O secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn, completou ainda dizendo que “estamos na segunda semana consecutiva de queda. Baixamos em 10% o número de internações até o momento”.

Como vai funcionar a fase de transição

A partir da redução diária de pacientes internados em São Paulo, a partir de domingo, 18 de abril, se inicia a fase de transição. Fica permitido a reabertura do comércio e também de cultos religiosos, porém com restrições. Já na outra semana, em 24 de abril, pode ser reaberto o setor de serviços, restaurantes, beleza e também academias. As medidas irão valer por duas semanas. Para realizar o retorno de maneira segura, a secretária de desenvolvimento, Patrícia Ellen, explica quais são as determinações:

A fase de transição é o meio termo entre as fases vermelha e laranja (Foto: Shutterstock)

Na fase de transição, deve ser seguido também o retorno seguro e gradativo das atividades presenciais, toque de recolher, tele trabalho para atividades administrativas, escalonamento de entrada e saída de atividades (comércio, serviços e indústrias).

Com as mudanças, as lojas de rua e também de shoppings podem funcionar já neste final de semana, medida que era autorizada apenas durante a fase laranja. Na fase vermelha, podem funcionar ainda:

Os números na capital paulista seguem quase os mesmos do estado, onde ainda há 86% de ocupação de leitos de UTI. Com os endurecimentos da quarentena realizados nas últimas semanas, foi possível notar uma queda, mas as autoridades reforçam ainda a importância de continuar seguindo as medidas de proteção, ficando em casa sempre que possível, utilizando máscaras e o uso de álcool gel.


Palavras-chave
Saúde coronavírus covid-19

Leia também

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Família

Pai de Henry Borel compartilha vídeo da filha indo para casa: "Novo começo"

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Família

Nome de suposto 3º filho de Neymar é revelado: "Agora sim um bonito"

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar