Família

“Salve Fernandinha”: menina de 11 anos embarca para tratamento milionário na Espanha após campanha

Reprodução / G1 / Arquivo Pessoal / @salveafernandinha

Publicado em 03/08/2021, às 10h19 por Luiza Fernandes


Compartilhe:


Fernanda Manzutti têm 11 anos e mora em Jundiaí, em São Paulo, e descobriu em fevereiro de 2020 que sofre de Leucemia Linfóide Aguda (LLA). O tratamento da doença é chamado Car-T Cell, e custa em média R$ 8 milhões. Por causa disso, a família de Fernandinha criou o “Salve Fernandinha” – uma vaquinha online para arrecadar a quantia necessária para o tratamento. Nesta terça-feira, 3 de agosto, Fernanda está embarcando para a realização do tratamento na Espanha.

A campanha recebeu o apoio de milhares de pessoas – inclusive famosos. Inicialmente, os planos incluíam uma viagem para os Estados Unidos, mas recentemente descobriu-se que era em Barcelona que a menina iniciaria os cuidados – e que eles seriam mais baratos na Espanha do que o inicialmente orçado nos EUA.

“Após respostas negativas de hospitais americanos e orçamentos ainda mais altos, estávamos consultando dois países europeus e, agora, veio a resposta positiva da Espanha. Nosso coração está cheio de esperança e gratidão. Não conseguíamos dar antes essa notícia, porque faltava a autorização para entrada no país”, contou à mãe, ao portal G1.

O Car-T Cell

A terapia busca habilitar linfócitos T, células de defesa do corpo. Então, elas são injetadas depois de modificadas para rastrear e matar as células tumorais. Segundo a família, a doença prejudica a vida de Fernanda porque atinge diretamente a medula óssea, e ela vive indo e vindo de hospitais.

Contudo, a menina vive um período de estabilidade da doença e, por causa dele, poderá viajar de avião para a Espanha sem a necessidade de fretar um voo com estrutura UTI. A previsão do tratamento é, também de acordo com a família de Fernandinha, de 3 meses – mas esse tempo pode mudar. Por causa disso, a campanha para ajudar a família ainda continua.

“Salve Fernandinha”

A família criou uma vaquinha online e uma página no Instagram para informar sobre a saúde da menina e pedir apoio às pessoas. O “pixdaamizade” foi uma oportunidade que a família encontrou de aproveitar a semana do Dia do Amigo para conseguir mais doações.

(Foto: Reprodução / Instagram / @salveafernandinha)

Funciona assim: você pode fazer doação de R$ 20 reais, escrever uma mensagem de apoio no comprovante de transferência por PIX, e direcionar a outro amigo. A ideia é que esse amigo possa repetir o gesto e estimular uma corrente do bem. A iniciativa dos pais gerou o engajamento de diversos famosos, como Kaká, Zezé Di Camargo e Deborah Secco.


Palavras-chave
câncer Comportamento Família Saúde doença vaquinha leucemia vaquinha online

Leia também

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Família

Pai de Henry Borel compartilha vídeo da filha indo para casa: "Novo começo"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais