Família

Saiba os cuidados necessários com o seio na amamentação

Getty Images

Publicado em 05/07/2022, às 08h11 por Yulia Serra


Compartilhe:


O aleitamento materno é fundamental para o desenvolvimento do seu filho. Diante de tantos benefícios, ele é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de forma exclusiva até os 6 meses de vida e como complemento até 2 anos de idade ou mais. Esse assunto gera bastante dúvidas nas mulheres, principalmente mães de primeira viagem, já que muito se fala sobre os desafios da amamentação, porém com alguns cuidados é possível passar por esse momento de forma mais tranquila e proveitosa, afinal é assim que deve ser para a mãe e o bebê.

Você não precisa preparar os seios para a amamentação, o corpo já faz isso (Foto: Getty Images)

Uma grande questão é em relação aos seios, os cuidados necessários para evitar dores ou inflamações. Antes de tudo, uma coisa precisa ficar clara: não é necessário nenhuma preparação prévia, muito pelo contrário, o seu corpo já irá se encarregar de deixar tudo pronto. Por exemplo, na gravidez, as glândulas de montgomery criam a sua própria lubrificação, portanto, não é necessário esfregar algo na região ou tomar sol. A aréola do seio também escurece conforme o parto se aproxima, uma vez que os bebês só enxergam preto e branco, para facilitar que ele diferencie a região que precisa abocanhar. O nosso corpo é muito inteligente mesmo!

O que você deve e não deve fazer nos seios durante a amamentação

Porém, para além da inteligência do corpo, fazer a nossa parte é imprescindível. A pega correta é fundamental para garantir uma boa amamentação, ou seja, os lábios do bebê devem englobar toda ou quase toda a aréola, não apenas o mamilo. Uma dica para ajudar nesse processo é apoiar a cabeça e costas do seu filho e deixá-lo com a barriga encostada em você. Vale lembrar que assim como tudo é novo para o seu filho, também é novo para você, então é importante respeitar o seu tempo e tornar ele agradável para todos os envolvidos.

Manter a higiene dos seios se torna ainda mais importante nessa fase, mas não é necessário nada extremamente elaborado, apenas fazer a limpeza com água durante o banho é suficiente. O uso de sutiãs confortáveis é uma mão na roda nesse processo. No caso de mastites e fissuras, é fundamental procurar a origem do problema, uma vez que apenas remediar não irá impedir que ele aconteça. Então pesquise em fontes confiáveis e não hesite em procurar um especialista e tirar suas dúvidas. O tratamento irá depender do que está causando essas rachaduras.

A amamentação traz muitos benefícios para mãe e bebê (Foto: Getty Images)

A Granado, uma marca que acompanha os bebês desde os primeiros dias de vida, também oferece produtos para ajudar as mães, como o Creme Protetor de Seios, dermatologicamente testado e indicado para hidratar e reparar os mamilos, sendo formulado com 100% delanolina Hipoalergênico. Ele colabora na prevenção de rachaduras além de auxiliar na cicatrização de fissuras mamárias.

A Granado possui um creme protetor de seios que previne e auxilia na cicatrização de fissuras durante a amamentação (Foto: Divulgação/Granado)

Benefícios do aleitamento materno para o bebê

Benefícios do aleitamento materno para a mãe


Palavras-chave
Amamentação aleitamento materno seios preparar seios para amamentar

Leia também

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"

Família

Pai de Henry Borel compartilha vídeo da filha indo para casa: "Novo começo"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Nome de suposto 3º filho de Neymar é revelado: "Agora sim um bonito"

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais