Família

Brincar de bonecas pode ajudar as crianças relatar pensamentos e emoções dos outros, diz estudo

Reprodução / In Press Assessoria de Imprensa e Comunicação Estratégica Ltda

Publicado em 09/02/2023, às 15h44 - Atualizado em 22/05/2023, às 12h15 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Uma equipe de neurocientistas da Cardiff University, do Reino Unido, descobriu que brincar de bonecas atinge áreas do cérebro que estão associadas a habilidades sociais da criança. O estudo mostra que, neste momento, as crianças relatam mais sobre as emoções dos outros, do que quando jogam no tablet. Falar sobre os sentimentos de outras pessoas, ajudam-nas a interagir com as pessoas no mundo real.

“Quando as crianças criam mundos imaginários e encenam com bonecas, elas expressam primeiro em voz alta, depois internalizam a mensagem sobre pensamentos, emoções e sentimentos do outro”, afirmou a pesquisadora Dr. Sarah Gerson. “Isso pode ser muito benéfico a longo prazo, já que pode levá-las a ter mais sucesso em processar questões sociais e emocionais e ajudá-las a desenvolver empatia, que pode moldar seus hábitos ao longo de suas vidas”, acrescentou.

Brincar de bonecas pode ajudar as crianças desenvolverem habilidades sociais (Foto: Reprodução / In Press Assessoria de Imprensa e Comunicação Estratégica Ltda)

Durante a pesquisa, algumas crianças foram observadas e os neurocientistas chegaram a uma conclusão que há um aumento da atividade cerebral na região do sulco temporal superior posterior, enquanto elas falam sobre o que as bonecas estão “sentindo”.

A pesquisa também relatou que 61% dos pais afirmaram que o isolamento social devido a pandemia afetou de forma negativa o desenvolvimento social dos filhos. Por esse motivo, o estudo incentiva a brincadeira com bonecas, para que as crianças tenham a oportunidade de simular cenas reais em uma situação fictícia. Além disso, as bonecas podem ser uma forma das crianças recriar situações que presenciaram com os pais e educadores na vida real.

“Estamos orgulhosos por saber que quando as crianças contam histórias nas brincadeiras com a Barbie e externalizam seus pensamentos e emoções, elas podem estar moldando habilidades sociais cruciais, como empatia, tão importantes para serem adultos confiantes e inclusivos”, afirmou Lisa McKnight, Vice-Presidente Sênior e Chefe de Barbie e Bonecas da Mattel. “Como líderes na categoria de bonecas, esperamos cada vez mais descobrir benefícios neste sentido, fundamentados pela neurociência, através da nossa parceria de longa data com a Cardiff University”, acrescentou.


Palavras-chave
Criança brincar barbie bonecas

Leia também

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"

Família

Bebê de 2 meses é resgatado no RS por motociclista: "Achei que era um brinquedo de tão pequeno"

Família

Neymar faz doação para o RS e manda recado: "Faz pelo coração e não por engajamento"

Família

Alessandra Negrini desabafa sobre relação 'incomum' com o filho: "Não sei onde mora"

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Família

Madonna faz doação grandiosa para vítimas do Rio Grande do Sul e valor impressiona

Família

Mãe diz que se arrependeu de adotar filha após conseguir engravidar: "Nunca senti que ela era minha"

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura