Família

Saiba como preparar o carro para evitar problemas de saúde

Aprenda truques para melhorar a qualidade do tempo no trânsito

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Alguns ajustes podem deixar as viagens de carro menos desconfortáveis (Foto: Shutterstock)

Ajustes no veículo podem deixar as longas distâncias menos desconfortáveis (Foto: Shutterstock)

Todos se preocupam com a mecânica do carro,  mas poucos sabem que a manutenção da parte interna do veículo, como limpeza e ajuste dos bancos, também interfere na saúde dos passageiros. Pensando nisso, separamos truques para deixar o tempo no carro mais saudável e confortável para sua família.

Leia mais:

Vai fazer uma viagem longa nas férias? Veja dicas para evitar a trombose

Anúncio

FECHAR

Comer fora durante a viagem

25 maneiras para fazer uma mala perfeita

 Verifique a qualidade do ar condicionado

A poluição do trânsito é ruim para a saúde, mas ficar com as janelas fechadas respirando um ar condicionado sujo também não é o indicado. Por isso, é essencial trocar o filtro do aparelho a cada 20 km rodados ou a cada dois anos de uso.

Para evitar a proliferação de fungos, Eduardo Pinto, supervisor de Engenharia de Climatização da Ford América do Sul, tem mais truques. “Alguns minutos antes de chegar ao seu destino, desligue o ar-condicionado e mantenha a ventilação no máximo, com a saída de ar voltada para o painel e os pés. Ou experimente colocar o seletor de temperatura no ar quente e mantenha a ventilação no nível máximo por cerca de dois minutos”, orienta.

É importante manter o ar condicionado do carro limpo para evitar doenças (Foto: Shutterstock)

É importante manter o ar condicionado do carro limpo para evitar doenças (Foto: Shutterstock)

Ajuste os bancos

Essa dica vai para a turma dos assentos da frente. Especialmente, para quem está dirigindo. É importante se atentar ao ajuste no banco de acordo com a posição dos membros superiores e inferiores. Os braços devem estar semiflexionados e não podem ficar muito longe do volante para não gerar sobrecarga no pescoço e desconforto.

Já o calcanhar, precisa conseguir alcançar o chão mesmo perto dos pedais. “Isso ajuda a corrigir a postura e consequentemente diminui bastante as dores nas costas, ombros e pernas”, explica Edson Kayanuma, médico especializado em Medicina de Tráfego e supervisor de Saúde da Ford América do Sul.

Viagem com as crianças: a carteirinha de vacinação está em dia?

Saiba o que fazer quando for viajar durante a gestação

Fique de olho limpeza

Assim como a casa, o carro também fica sujo e precisa receber uma boa higienização regularmente para combater as bactérias, fungos, vírus e ácaros que podem fazer mal para a saúde das crianças e dos adultos.

Lembre-se de dar uma atenção especial à cadeirinha dos pequenos, cinto, tapete, volante e também aos bancos. “Essa limpeza reduz o risco de alergias e infecções”, destaca a infectologista Alina Habert. Manter no veículo uma sacolinha de lixo e lenços de papel são outras recomendações da infectologista.

Dica extra: Alongue-se 

Para dirigir por longas horas com mais conforto, o médico ensina que o motorista pode fazer exercícios de alongamento para aliviar a tensão. “Entrelace os dedos e, em seguida, estenda os braços, mantendo os cotovelos para fora. Mantenha essa posição por pelo menos 15 segundos e repita com o outro braço”, ensina Edson Kayanuma.

Aproveite também para relaxar o pescoço girando a cabeça lentamente para os lados. Já para melhorar a circulação das pernas e evitar dores, flexione a planta dos pés, como se estivesse jogando os dedos para baixo. “Depois, faça o inverso, apontando os dedos para cima.  Tente repetir isso pelo menos dez vezes a cada 30 minutos”, finaliza o especialista.

Como aliviar os enjoos durante a viagem

10 lugares que as crianças precisam conhecer no Brasil