Família

Saia da batata

Substitua o salgadinho de batata por opções mais saudáveis e menos calóricas

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Sequinho, crocante, salgadinho: quem não gosta dos chips de batata frita, encontramos em qualquer mercado? Apesar de deliciosos, eles são cheios de calorias e gorduras, prejudiciais à saúde de qualquer pessoa. Além disso, fazem os norte-americanos gastarem mais de US$ 7 bilhões por ano nos petiscos, segundo o site TimeHealthland.

Por isso, separamos algumas sugestões de salgadinhos tão gostosos quando o de batata, mas muito mais saudáveis. Você pode encontrá-los em lojas de produtos naturais ou então prepará-los em casa, com a ajuda dos pequenos. Confira!

Maçã crocante

Anúncio

FECHAR

Se você achava que a fruta não poderia substituir o salgadinho de batata, está muito enganado. Simples de fazer e muito mais saborosa do que ao natural, a maçã crocante é um bom substituto do aperitivo.

Ingredientes
2 xícaras de água
1 ½ xícara de açúcar
Suco de 2 ou 3 limões
2 maçãs pequenas do tipo Gala, lavadas e secas

Modo de preparo
Em uma panela pequena, misture a água e o açúcar e deixe ferver em fogo médio. Reserve e deixe esfriar. Corte as maçãs em fatias, remova as sementes e jogue um pouco do suco de limão. Coloque as fatias na mistura na calda de água e açúcar e deixe que elas descansem até o dia seguinte. Pré-aqueça o forno e retire as maçãs desta calda, secando-as em papel-toalha. Coloque-as em uma assadeira forrada com papel manteiga e asse por 60 minutos.

Inhame

O inhame é primo da batata, mas tem até 30% menos gordura e muito mais fibra do que seu parente próximo, além das muitas vitaminas E. Você só deve cozinhar bem o tubérculo, já que a raiz do inhame é tóxica.

Ingredientes
1 inhame grande, sem casca e cortado em fatias
½ colher de sopa de sal
1 colher de sopa de azeite

Modo de preparo
Pré-aqueça o forno. Lave, descasque e corte o inhame em fatias, usando uma faca bem afiada. Pincele azeite de oliva em cada lado do pedaço e coloque-os em uma assadeira forrada com papel manteiga. Deixe assar por 10 minutos, ou até que cada lado esteja dourado.

[!page]

Batata doce
Cheia de vitamina A e minerais essenciais, como o magnésio, a batata doce é saborosa, crocante e com redução de gorduras. Elas ficam ainda mais gostosas quando cozidas com um tempero picante.

Ingredientes
1 batata doce grande, sem pele, lavada e seca

Para o tempero:
2 colheres de sopa de azeite
½ colher de sopa de sal
¼ de colher de sopa de pimenta
¼ de colher de sopa de alho em pó
¼ de colher de sopa de pimenta caiena
¼ de colher de sopa de cominho
¼ de colher de sopa de noz-moscada
¼ de colher de sopa de páprica

Modo de preparo
Aqueça o forno e alinhe duas assadeiras forradas com papel manteiga. Corte a batata doce em fatias finas e passe-as na mistura de temperos. Coloque as fatias separadas nas assadeiras, sem que elas se toquem. Coloque no forno até que elas desidratem e encolham. Vire as fatias e inverta as assadeiras para que elas cozinhem. Asse a batata doce de 30 a 40 minutos, até que os pedaços estejam crocantes. Os aperitivos estarão macios quando você tirar do forno, e crocantes quando esfriarem.

Banana salgada
Os chips de banana da terra, se comprados em lojas, pode ser tão calórico e gorduroso quanto o de batata, mas se feitos em casa, são uma opção mais saudável para toda a família. Preste atenção na quantidade de óleo que você utiliza e aproveite.

Ingredientes
2 bananas da terra verdes e sem casca
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de molho de pimenta
½ colher de sopa de cominho
1 pitada de pimenta caiena
½ colher de sopa de sal

Modo de preparo
Pré-aqueça o forno e corte as bananas da terra em fatias finas. Misture-as com o azeite, temperos e sal em uma tigela e reserve. Forre uma assadeira com papel manteiga e espalhe as fatias. Asse os petiscos de 15 a 17 minutos, virando as fatias depois de cerca de 8 minutos. Preste atenção, pois as bananas podem queimar rapidamente.

Ainda existem muitas opções para quem quer substituir o salgadinho de batata com aperitivos mais saudáveis. Qual a sua favorita? Mande para a gente!

As receitas são do site TimeHealthland

Pais&Filhos TV