Publicado em 06/08/2024, às 17h06 por Malu Lopes, Estagiária | Filha de Carmem e Single
A Romênia decidiu acionar o Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) após uma decisão controversa na final do solo da ginástica artística nos Jogos Olímpicos de Paris. A situação causou grande repercusão e indignação devido a uma alteração no pódio, em que a ginasta do país, Ana Barbosu, de 18 anos, foi retirada.
Na competição realizada na última segunda-feira, 5 de agosto, onde a ginasta brasileira Rebeca Andrade conquistou a medalha de ouro e Simone Biles e Jordan Chiles, dos Estados Unidos, levaram prata e bronze, respectivamente. A romena Ana Barbosu, inicialmente, tinha ficado em terceiro lugar com uma nota de 13.700.
TADINHA 😥
— O Matogrossense (@o_matogrossense) August 5, 2024
Ginasta romena festeja medalha, mas entra em choque após revisão de nota que a tira do pódio pic.twitter.com/CXqhAB5y0O
No entanto, após uma revisão do desempenho de Chiles, sua nota foi ajustada para 13.766, elevando-a ao terceiro lugar e deixando Barbosu fora do pódio. Essa mudança ocorreu depois que a ginasta americana solicitou a reavaliação de sua nota.
A Federação Romena de Ginástica, sob a liderança da presidente Carmencita Constantin, expressou forte descontentamento com o tratamento dispensado aos seus atletas. Assim, a Romênia planeja apresentar dois processos ao CAS: um para reverter a decisão que retirou Barbosu do pódio e outro para contestar o tratamento recebido pelos atletas romenos durante os Jogos Olímpicos.
Simone Biles esclareceu o motivo pelo qual ela e Jordan Chiles se curvaram em reverência a Rebeca Andrade, enquanto a brasileira celebrava, no topo do pódio, sua medalha de ouro no solo da ginástica artística, nesta segunda-feira, 5 de julho, na Arena Bercy. A cena resultou em uma fotografia, considerada até o momento a mais emblemática das Olimpíadas de Paris.
AS AMERICANAS FAZENDO REVERÊNCIA A REBECA, ESSA É A FOTO DO DIA 👑🥇🇧🇷 pic.twitter.com/FBfy5YBlUn
— Rafael Godoi ⭐️ (@rafsgodoi) August 5, 2024
O pódio composto exclusivamente por atletas negras e a conquista marcante de Rebeca Andrade motivaram o gesto das ginastas americanas. Biles conquistou a prata e Chiles o bronze. Ambas se abaixaram para destacar a ginasta brasileira, que ergueu os braços aos céus. Em seguida, as três deram as mãos, criando uma imagem registrada por centenas de fotógrafos e que tem circulado pelo mundo.
“Primeiro que foi um pódio todo com mulheres pretas, então foi superemocionante para nós”, afirmou Biles. “Então Jordan estava tipo: ‘deveríamos nos curvar a ela?’ Então nós pensamos: ‘vamos fazer isso agora?’ E foi por isso que fizemos”, diz Simone quando questionada do motivo do momento da foto.
A FOTO DE REVERÊNCIA 🙇🏻♀️🥇🙇🏻♀️ pic.twitter.com/fEBCo17jh2
— 🦄 uênia (@ueniapereira) August 5, 2024
Biles elogia a medalista do solo e explica a importância do pódio. “Ela é incrível. É uma emoção assisti-la, com uma multidão de fãs sempre torcendo por ela. Devemos reconhecer o trabalho dela. Ficamos muito felizes por esse pódio ter sido formado por mulheres pretas. Foi simplesmente a coisa certa a se fazer”, declarou Chiles. Leia mais.
Família
Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"
Família
Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar
Família
Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam"
Família
João Lucas Figueiredo fala sobre 1ª gravidez de Sasha Meneghel: "Momento certo"
Família
Roberto Justus fala sobre suposto gasto milionário em prato dos 15 anos de Rafa: "Absurdo"
Família
Luan Santana e Jade Magalhães contam o sexo do bebê em chá revelação simples e emocionante
Família
Frente fria após período de intenso calor em setembro já tem data para chegar
Família
Ex-modelo húngara conta que alguém próximo de Neymar está impedindo o reconhecimento da 4ª filha