Família

Recomendações de limpeza e desinfecção para prevenir covid-19 são atualizadas: veja o que muda

getty images

Publicado em 07/04/2021, às 12h43 - Atualizado em 08/04/2021, às 16h11 por Helena Leite


Compartilhe:


O CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) dos Estados Unidos, liberou na última segunda-feira, 5 de abril, algumas recomendações atualizadas de limpeza e desinfecção de superfícies para prevenir a contaminação da covid-19. No documento, o órgão explica que as recomendações valem para as mais diversas áreas: desde escolas, a ambientes corporativos (e até mesmo para sua casa). O órgão trabalha diretamente na proteção da saúde pública e da segurança da população, trazendo informações embasadas que podem auxiliar as famílias na prevenção e controle de diversas doenças.

Recomendações de limpeza e desinfecção para prevenir covid-19 são atualizadas: veja o que muda (Foto: getty images)

O órgão começa explicando que o vírus causador da covid-19 pode sobreviver em alguma superfícies e é possível que as pessoas sejam infectadas ao tocarem esses materiais, apesar do risco ser baixo. Sendo assim, o CDC explica que a melhor forma de se prevenir contra a doença é lavar as mãos regularmente e usar o álcool em gel. Apesar dos riscos serem baixos, eles também recomendam a desinfecção e limpeza de superfícies para diminuir o risco de contaminação. Para ajudar as empresas e escolas na hora de fazer a limpeza, o órgão liberou um regulamento base na hora de fazer a limpeza dos ambientes, mas deixou claro que alguns locais – como ambientes que lidam com a saúde – precisam seguir algumas recomendações extras, específicas para a área.

Quando limpar e quando desinfetar

Como apontado no documento, a limpeza com produtos que contenham sabão ou detergente reduz significativamente os germes das superfícies e também pode enfraquecer ou danificar algumas das partículas do vírus, diminuindo, assim, o risco de infecção ao tocar nos materiais. Sendo assim, se nenhuma pessoa com suspeita ou infectada com o coronavírus esteve no local, a limpeza uma vez ao dia tende a ser suficiente para remover o vírus que pode estar na superfície e manter a área saudável.

A desinfecção, por sua vez, mata todos os germes remanescentes nas superfícies, reduzindo ainda mais qualquer risco de disseminação. O órgão recomenda que você limpe com mais frequência a área ou opte por desinfetar quando certas condições que podem aumentar o risco de contaminação por contato com as superfícies estejam presentes. São elas:

Dicas para garantir uma limpeza frequente e eficaz

  1. Determine o que precisa ser limpo. Para isso, leve em consideração a frequência na qual aquele material é tocado. Geralmente, quando mais pessoas tocam uma superfície, maior é o risco de contaminação, logo, priorize as superfícies de alto contato. Alguns exemplos de superfícies de alto contato são: canetas, maçanetas, interruptores de luz, corrimãos, botões de elevadores, mesas, teclados, telefones, torneiras e pias.
  2. Determine a frequência de limpeza. Superfícies de alto contato devem ser limpas pelo menos uma vez por dia. Uma limpeza mais frequente pode ser necessária quando o espaço é ocupado por crianças pequenas e outras pessoas que podem não usar máscaras, lavar as mãos ou cobrir tosses e espirros de maneira efetiva. Além disso, se o espaço for uma área de tráfego intenso ou se as condições citadas acima se aplicarem, você pode optar por limpar com mais frequência.
  3. Determine se a desinfecção regular é necessária. Na maioria das situações, a limpeza regular (pelo menos uma vez por dia) é suficiente para remover os vírus que podem estar nas superfícies. No entanto, se certas condições se aplicarem, você pode optar por desinfetar após a limpeza.
  4. Considere os recursos e equipamentos necessários. Lembre-se da disponibilidade de produtos de limpeza e do equipamento de proteção individual (EPI) adequado para produtos de limpeza e desinfetantes (se necessário).
  5. Proteja a equipe de limpeza. No caso de ambientes corporativos é importante se certificar de que a equipe de limpeza esteja treinada sobre o uso adequado dos produtos e que usem luvas durante todo o processo. É importante que esses profissionais também lavem as mãos com água e sabão por 20 segundos depois da limpeza e lavá-las também sempre que precisar tirar as luvas.
  6. Se a desinfecção for necessária, faça com segurança. Escolha os produtos adequados e recomendados para a ação e leia todas as recomendações, para evitar maiores danos.

Métodos alternativos

O órgão alerta que eficácia do método alternativo de desinfecção de superfície com materiais externos, como ondas ultrassônicas, radiação UV de alta intensidade e luz LED azul contra o vírus que causa a covid-19 não foi totalmente estabelecida.

O CDC não recomenda o uso de túneis de sanitização, já que, atualmente, não há evidências de que eles sejam eficazes na redução da disseminação da covid-19. Além disso, produtos químicos usados ​​em túneis de desinfecção podem causar irritação ou lesão na pele, nos olhos ou nas vias respiratórias. Na maioria dos casos, nebulização, fumigação e pulverização eletrostática ou de área ampla não são recomendados como método principal de desinfecção de superfície e apresentam vários riscos de segurança a serem considerados.

Algumas recomendações específicas

O CDC também trouxe, no documento, algumas dicas específicas para limpeza de certos materiais, como tapetes, roupas, toalhas e lençóis, confira:


Palavras-chave
Comportamento Família Saúde pfnoinsta coronavírus covid-19

Leia também

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Bebês

Bebê de 1 ano come fast food todos os dias e bebe seis latas de Coca-Cola: "É difícil dizer não"

Família

Pai de Henry Borel compartilha vídeo da filha indo para casa: "Novo começo"