Família

Receitas de avós

Pratos deliciosos e criativos para comer em qualquer ocasião

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Que elas são cozinheiras de mão cheia, ninguém duvida. Afinal, que comida é mais gostosa do que aquela receitinha especial da vovó? A Pais & Filhos teve acesso exclusivo ao caderninho de receitas de algumas avós e selecionou para você cinco pratos de dar água na boca – e que você não encontra dando sopa por aí na internet!

Essas receitas doces e salgadas vão dar o que falar, porque nas mãos das avós, até água vira ingrediente! Se duvida, é só conferir aqui embaixo e experimentar, as avós garantem a comilança e os elogios!

Pão de Ló D’Água

Anúncio

FECHAR

Ingredientes

8 colheres* de água
4 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1 colher de sobremesa de fermento

Modo de Preparo

Primeiro separe as claras das gemas dos ovos e bata as claras até que fiquem em neve (o ponto é até que elas não caiam da tigela quando esta é virada para baixo). Separe as claras em neve. Agora bata a água e a gema dos ovos até que formem uma espuma. Acrescente o açúcar e torne a bater na batedeira. Coloque, então, a farinha e misture na mão (sem bater). Por último, misture também nas mãos as claras em neve e o fermento. Unte uma forma com manteiga ou margarina e farinha e coloque a receita para assar. Depois do teste do palito** ela está pronta e pode ser recheada conforme o gosto.

Patê de Legumes

Ingredientes

150 gramas de azeitonas sem caroço
2 cenouras grandes
500 gramas de tomates
2 pimentões
1 pimenta vermelha
1 pitada de pimenta do reino
1 ovo cozido
1 cebola
2 dentes de alho descascados
1 xícara de leite
1 xícara de azeite
Sal a gosto

Modo de Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador até que a mistura fique bem batida. Se necessário, bata duas vezes na potência máxima. Depois, cozinhe a mistura em fogo brando por cerca de uma hora. Espere esfriar, coloque na geladeira e bom apetite!

Queijadinha

Ingredientes

1 colher* de manteiga ou margarina
1 colher de sobremesa de fermento
2 copos de leite
1 copo de farinha de trigo
1 pires de queijo ralado
1 pires de côco ralado
4 ovos
2 copos de açúcar

Modo de Preparo

No liquidificador, bata os ovos e o açúcar. Acrescente a manteiga ou margarina, o leite, a farinha e também os bata. Em uma vasilha, misture o fermento, o côco e o queijo ralados. Unte uma forma retangular com manteiga ou margarina e açúcar (ao invés de farinha de trigo). Coloque para assar, faça o teste do palito** e sirva.

Rocambole Salgado

Ingredientes

Massa:
5 xícaras de farinha de trigo
¾ de xícara de óleo
2 tabletes de fermento Fleishmann dissolvidos em um copo de leite morno e com uma colher de sobremesa de sal
Recheio a gosto: azeitonas, ovos cozidos, salsa picada, tomate, mussarela

Modo de Preparo

Misture os ingredientes da massa em uma vasilha, acrescentando a farinha aos poucos e amassando com as mãos. Depois de firme, deixe a massa “descansar” (coberta) por algumas horas. Abra a massa em uma superfície plana com a ajuda de um rolo, até que ela fique com cerca de 1 centímetro de espessura. Faça o seu recheio, reservando a mussarela, e o espalhe sobre a massa. Por cima, coloque a mussarela e depois enrole para ficar com o formato de rocambole. Pegue uma gema de ovo, bata à mão com um pouco de azeite e depois pincele a mistura em todo o rocambole (dará um dourado característico). Unte a forma normalmente e coloque para assar.

Torta de Biscoito Champagne

Ingredientes

Biscoitos tipo champagne
Nozes moídas ou doce de pêssego a gosto

Creme:
1 lata de leite condensado
2 latas (medida do leite condensado) de leite
4 gemas

Chantilly (ou comprar chantilly pronto):
4 claras
6 colheres* de açúcar
1 lata de creme de leite

Calda:
2 ½ de água
5 colheres* de achocolatado em pó
Açúcar a gosto

Modo de Preparo

Creme:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e depois cozinhe um pouco a mistura.

Chantilly:
Bata, em uma batedeira, primeiro as claras e o açúcar, acrescentando depois o creme de leite gelado e sem soro.

Calda:
Misture os ingredientes em fogo brando, até que a calda não fique muito grossa.

Molhe os biscoitos champagne na calda e arrume a receita em um pirex grande de acordo com a seguinte ordem: 1 camada de biscoitos, 1 camada de creme, um pouco de nozes moídas ou doce de pêssego (a gosto), outra camada de biscoitos, outra camada de creme e, por último, o chantilly. Enfeite com nozes, pêssegos ou cerejas.

* Nas receitas, as colheres, quando não especificadas, são de sopa
** Como o tempo de assar varia conforme o forno, a dica é fazer o teste do palito. Espete um palito de dente na receita que está assando e, se ele sair seco, é porque ela está pronta. Caso contrário, asse mais.

Pais&Filhos TV