Família

Receitas de aipim

Sem glúten, alimento pode ser consumido por celíacos

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Junho é o mês de festas juninas. Repleto de danças, bandeirinhas, comidas típicas e muita animação. E para quem pretende preparar uma receita, que além de sabor, seja bastante saudável – o Aipim é uma boa opção. A raiz também conhecida como mandioca ou macaxeira tem como o principal nutriente o carboidrato, mas também tem vitaminas do complexo B, cálcio e fósforo.

A nutricionista Rafaela Isis Reis Allevato, coordenadora do serviço de nutrição do Hospital San Paolo, explica que outra vantagem do aipim é que o alimento não contém glúten, sendo indicado para pessoas celíacas (intolerantes ao glúten). A parte chata é que a raiz é um tanto calórica (aproximadamente 100g contém 130 calorias, sendo 30g de carboidratos).

Anúncio

FECHAR

Além da tradicional mandioca frita, você pode usar a raiz para fazer purês, escondidinhos, cozida, bolos e sopas. Para a festa junina, veja algumas receitas que levam o aipim.

 

Bolo de mandioca delícia


Ingredientes 

3 xícaras (chá) de mandioca crua ralada

3 ovos

3 gotas de essência de baunilha

1 e ½ xícara (chá) de açúcar mascavo

3 colheres (sopa) de fermento em pó

1 pitada de sal

Como fazer

Esprema a mandioca com as mãos até sair todo o líquido em seguida coloque todos os ingredientes no liquidificador deixando o fermento por último, e bata até obter uma massa lisa e homogênea. Coloque para assar em uma forma untada e asse por 30 a 35 minutos.

 

Sopa de mandioca

 

Ingredientes 

1 kg de mandioca (aipim) cozida e cortada em pedaços

1 cebola grande picada

2 tomates vermelhos picados

2 folhas de louro

Sal a gosto

Pimenta vermelha ou molho de pimenta

Salsa e cebolinha verde picada

 

Como fazer 

Comece lavando as mandiocas e descascando. Corte em pedaços que tenha aproximadamente dez centímetros. Em uma panela grande coloque a mandioca picada com sal e cubra com água. Leve para o fogo e deixe cozinhar até ela ficar mole. Reserve a água. Retire as nervuras da mandioca e bata-as no liquidificador com a pimenta e um pouco da água. Adicione a cebola e o tomate previamente refogados, o louro e a pimenta e corrija o tempero. Desligue o fogo e reserve. Polvilhe a salsa e a cebolinha e sirva em seguida.

OBS: Caso prefira, pode adicionar linguiça, paios fritos e queijo ralado.