Família

Quem está certo? Bocardi e “pequeno gênio” fazem mesma conta e chegam a resultados diferentes

O que mais chamou a atenção foi que a reportagem propôs uma conta ao menino e deu o resultado, que foi diferente da criança - Reprodução/ Tv Globo
Reprodução/ Tv Globo

Publicado em 22/08/2023, às 08h55 - Atualizado em 11/09/2023, às 12h51 por Sophia Dolores, filha de Lucineia e Nilo Júnior


No “Bom Dia SP” desta terça-feira, 22 de agosto, o apresentador Rodrigo Bocardi desafiou Lorenzo, um dos vencedores do “Pequenos Gênios” (quadro do “Domingão do Huck”), a resolver uma expressão matemática. O “problema” é que cada um chegou a um resultado diferente!

O que mais chamou a atenção foi que a reportagem propôs uma conta ao menino e deu o resultado, que foi diferente da criança (Foto: Reprodução/ Tv Globo)

A expressão apresentada foi a seguinte: 9 x 8 + 256 x 20 – 10. Mas seguindo as regras de expressões matemáticas, as multiplicações e divisões devem ser resolvidas primeiro (“9 x 8” e “256 x 20”). Depois, as adições e subtrações. Por esse raciocínio, o resultado é 5.182, como a produção do “Bom Dia SP” havia colocado no gabarito.

Já Lorenzo acabou encarando o desafio não como uma expressão matemática, e sim como uma série de operações independentes. Se fosse uma competição do quadro “Pequenos Gênios”, as crianças iriam respondendo em etapas: o apresentador Luciano Huck começaria por 9 x 8, Lorenzo responderia 72, então Huck diria “+ 256”, Lorenzo: “328”, Huck: “x 20”, Lorenzo: “6.560”, Huck: “- 10”, e Lorenzo fecharia a conta em 6.550!

Familiares de Lorenzo assistiram juntos a final do quadro “Pequenos Gênios”, do Domingão com Huck (Foto: Reprodução/ G1)

A expressão, no quadro de Huck, não é apresentada de uma vez só para os pequenos gênios. Eles não precisam aplicar a regra de multiplicar/dividir antes de somar/subtrair.

Lorenzo ouviu a expressão completa, mas acabou entendendo que precisaria seguir a mesma dinâmica do programa de Huck e resolver uma operação por vez, em ordem linear. Começou por “9 x 8”, somou com 256, multiplicou por 20 e subtraiu 10. Chegou a 6550.

Enquanto o programa ainda estava no ar, o momento se tornou viral e foi muito comentado pelos usuários do Twitter (Foto: Reprodução/ Tv Globo)

O pequeno gênio ainda percebeu a razão da divergência de resultados: “O problema é que, geralmente, se você pega tudo de uma vez e faz na calculadora, ela vai fazer [a conta] como uma expressão numérica, primeiro a multiplicação. No programa, a gente não faz como expressão numérica, e sim na ordem que a operação vai aparecendo”, explicou o menino.

O Pequeno Gênio utilizou o método do programa de Luciano Huck, que propõe às crianças fazer a conta na ordem em que aparecem (Foto: Reprodução/ Tv Globo)

Menino que participou do “Pequenos Gênios” fala sobre autismo: “As pessoas devem ser incluídas”

O novo quadro “Pequenos Gênios” do programa Caldeirão do Huck tem feito sucesso ao mostrar crianças inteligentes que deixam todos impressionados.

Neste sábado (23), foi o menino de 12 anos, Pedro Alonso, que encantou o público. Além das habilidades matemáticas que ele demonstrou ter, o garoto comentou com o apresentador sobre autismo. Pedro tem um canal no Youtube em que fala de história, matemática, ciência e explica o que é o transtorno que ele mesmo tem. O autismo tem sintomas como a dificuldade de interação e comunicação. O menino explica que usa a própria experiência para contar “como é ser diferente no mundo”.

Ainda sobre o assunto, Luciano Huck pergunta o que o garoto fala no vídeo e Pedro responde “as pessoas devem ser incluídas, porque são humanas”. A mãe, Priscila, conta que o filho é “um presente” e descobriu que ele estava no espectro autista quando o menino tinha 2 anos.


Leia também

Amanda Kimberlly participou de reality show e namorou cantor famoso - (Foto: reprodução/X)

Família

Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"

Imagem Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação”

Família

Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação”

Amanda Kimberlly postou um novo vídeo com Helena e encantou os seguidores - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Amanda Kimberlly posta novo vídeo com terceira filha de Neymar: “As caretinhas”

Rafaella Santos afirma que não parou de seguir Bruna Biancardi nas redes sociais - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Irmã de Neymar se defende após ser acusada de deixar de seguir Bruna Biancardi no Instagram

Rafaella Santos deixa se seguir Bruna Biancardi - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Irmã de Neymar dá unfollow em Bruna Biancardi após compartilhar foto de filha de Amanda Kimberlly

O casal reatou o relacionamento no início deste ano - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Jade Magalhães dá detalhes de chá revelação do primeiro filho com Luan Santana

Neymar anuncia paternidade de Helena e Bruna Biancardi passa dia com amigas - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi aproveita "spa" no dia em que Neymar confirma paternidade da filha de Amanda Kimberlly

Ticiane Pinheiro apareceu de surpresa em Miami para prestigiar a filha - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Rafa Justus ganha surpresa de Ticiane Pinheiro em aniversário de 15 anos nos EUA