Família

Pudim de pão do vovô

A receita é uma memória gastronômica do compositor Vinicius de Moraes

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

A receita é do livro Pois Sou Um Bom Cozinheiro (Companhia das Letras), uma memória gastronômica do compositor Vinicius de Moraes, que faria 100 anos em 2013. A obra traz receitas de sua infância e da fase adulta, dos bares e restaurantes que frequentava.

Quem fez o pudim para nós foi uma das autoras, Daniela Narciso, filha de Tadeu e Magda, chef que, desde pequena, admira Vinicius. Ela é idealizadora da Feirinha Gastronômica, evento semanal de São Paulo, e professora no Senac. 

Sempre alerta: Os especialistas alertam que, se a quantidade de bebida alcóolica acrescentada na receita for acima de 30 ml, pode ser que nem todo o álcool evapore na fervura. Por isso, para que a criança não ingira bebida alcóolica, a ideia é não servir a calda de vinho para o seu filho. Deixe esse toque apenas para os adultos.

Anúncio

FECHAR

Ingredientes

– 8 xícaras (chá) de pedaços de pão velho

– 1 xícara (chá) de açúcar

– 2 xícaras (chá) de leite> canela em pó a gosto

– 6 ovos

– 1/2 dose de rum

– 1 xícara (chá) de açúcar para o caramelo

– Um punhado de uvas-passas


Molho

– 1 xícara (chá) de açúcar

– 1 garrafa de vinho tinto

– 2 ramas de canela em pau

– 1 colher (sopa) de amido de milho

Modo de preparo

Preaqueça o forno em temperatura média (180 °C). Numa tigela, misture o pão com o açúcar, o leite e a canela. Deixe amolecer por alguns minutos.

Leve essa mistura ao liquidificador, acrescentando os ovos e o rum. Depois de bem batido, retire do liquidificador e misture as uvas-passas.

Em uma fôrma de pudim, caramelize o açúcar até ficar dourado, girando-a para distribuir o caramelo por toda a superfície interna. Coloque a mistura do pudim na fôrma e leve ao forno para assar em banho-maria por aproximadamente duas horas – o pudim deve primeiro crescer, depois abaixar, e então dourar por cima. Para testar se está pronto, espete com um palito.

Enquanto o pudim estiver assando, prepare o molho misturando o açúcar, o vinho e a canela. Deixe ferver até evaporar o álcool (dá para sentir quando estiver apenas com cheiro de uva e não mais de vinho). Dilua o amido de milho em 1/2 xícara (chá) de água fria e junte ao molho de vinho, mexendo bem até engrossar. Por último, desenforme o pudim e jogue o molho por cima.

Consultoria: Fernanda Caldeira, filha de Paulo César e Ana Lúcia, é nutricionista do PronoKal.

Foto: Paula Brandão, mãe de Joanna e Olívia