Família

Pudim com ou sem furinhos?

Entenda como se formam os furinhos do pudim e veja duas receitas deliciosas

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Tem dias que você faz uma receita e sente que não acertou a mão. Usou os mesmos ingredientes que das vezes anteriores, mas por algum motivo a receita não saiu com o mesmo sabor. No caso do pudim, têm dias que você consegue deixar a massa aerada, com aqueles furinhos, mas outras vezes não.

A chef da doceria Fôrma de Pudim, Daniela Aliperti, explica que isso acontece por dois motivos: a temperatura de cozimento do pudim e a maneira de bater a massa. Se a temperatura do forno estiver alta, acima dos 180 °C, as proteínas do ovo se coagulam rápido demais, formando as bolhas de ar que se transformarão nos furinhos. Eles também podem aparecer se você bater a massa vigorosamente, deixando-a aerada. Se você prefere pudim lisinho, sem furinhos, faça tudo com muita calma, bata a massa mais lentamente e cozinhe a massa em baixa temperatura.

Com ou sem furinhos, conheça receitas deliciosas de “O livro do Pudim”, de Daniela Aliperti, ed. Panda Books.

Anúncio

FECHAR

Crème caramel


Ingredientes da base

½ fava de baunilha

500ml de leite integral

100g de açúcar

4 ovos

Ingredientes calda de caramelo

150g de açúcar

Água suficiente para molhá-lo

Modo de preparo da base

Para preparar essa infusão, abra apenas metade da fava de baunilha, de cima a baixo, e raspe as sementes com uma faquinha. Misture o leite, a fava e suas sementes. Leve ao fogo até que ferva e desligue. Passe para um recipiente, cubra e deixe descansar por meia hora. Coe e reserve. Se preferir um sabor mais acentuado, deixe a infusão repousar na geladeira de um dia para o outro.

Depois disso, misture o açúcar com os ovos em uma tigela e então adicione o leite com a baunilha. Coe e reserve.

Modo de preparo da calda de caramelo

Ponha o açúcar em uma panela e adicione água suficiente para molhá-lo. Mexa antes de ligar o fogo, para uniformizar a mistura, e limpe as paredes da forma com um pincel molhado, para evitar a formação de cristais. Cozinhe, sem mexer, até se transformar em caramelo. Despeje a calda nas forminhas individuais.

Cozimento

Pré-aqueça o forno a 150 °C. Adicione a base do pudim às forminhas com caramelo e cozinhe em banho-maria no forno por 30 minutos ou até que o centro do pudim esteja firme.

Pudim marfim


Ingredientes para base

2 litros de leite integral

500g de açúcar

2 favas de baunilha

15 gemas

Manteiga para untar a forma

Ingredientes para crosta

80g de açúcar

Modo de fazer base

Leve uma panela ao fogo baixo com o leite integral, o açúcar e as favas de baunilha até que o volume seja reduzido à metade. Deixe esfriar. Em um recipiente, bata as gemas com um fouet e adicione-as à mistura. Coe e reserve.

Pré-aqueça o forno a 150°C. Unte a forma para pudim com manteiga, adicione a base e cozinhe em banho-maria no forno por cerca de 1 hora e 30 minutos ou até qye o centro do pudim esteja firma.

Modo de fazer a crosta

Depois de frio, desenforme. Cubra o pudim com açúcar e queime-o com maçarico para fazer a crosta. Esse pudim é tradicionalmente servido com fios de ovos.