Família

Puberdade precoce: entenda quando o desenvolvimento do seu filho está ocorrendo antes do esperado

Reprodução

Publicado em 20/03/2022, às 05h43 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


O médico do departamento Materno-Infantil do Hospital Albert Einstein, Dr. Claudio Len, é nosso braço direito quando surge alguma dúvida sobre a saúde do seu filho. Desta vez, o assunto é puberdade precoce! Leia a coluna completa:

Falo sempre para os pais que as consultas de rotina das crianças com idades entre 6 e 12 anos são tão importantes quanto as realizadas nos 2 primeiros anos de vida, por vários motivos. Um deles é a chance de identificarmos a puberdade precoce, que tem várias consequências negativas para a saúde. No entanto, nossas conversas sobre este tema começam bem antes. Afinal, a educação continuada é fundamental para que os pais acompanhem o desenvolvimento dos seus filhos, seja nos aspectos físicos, cognitivos e emocionais.

A puberdade precoce pode afetar a vida do seu filho (Foto: Reprodução)

Fatores externos também podem estar envolvidos, incluindo ingestão de substâncias como o bisfenol. A (que ainda está presente em alguns produtos como embalagens plásticas e de metal) e a ingestão de grandes quantidades de soja.

Em consultas de rotina de meninos e meninas a partir de 6 anos, procuro por manifestações clínicas sugestivas de puberdade que podem ser visualizadas ou apalpadas. Além disso, disso, solicito exames de rotina que incluem a
dosagem de hormônios, radiografia do punho para a mensuração da idade óssea e eventualmente ultrassom de pelve para as meninas, uma vez que o aumento do volume do útero e dos ovários pode ser o sinal mais precoce de estimulação hormonal. Portanto, recomendo consultas pediátricas todos os anos.

Qual idade é considerada a puberdade precoce?

Fátima, mãe de Juliana

Nas meninas consideramos que a puberdade é precoce quando se inicia antes dos 8 anos de idade. Nos meninos é precoce quando começa antes dos 9 anos. Mas tanto pais quanto pediatras devem levar em conta a estatura final estimada nas consultas de rotina. Mesmo não sendo considerada precoce, antes dos 8 ou 9 anos, a puberdade fisiológica, mas antecipada, pode provocar uma aceleração inicial do crescimento e um fechamento precoce das cartilagens de crescimento, o que gera baixa estatura. Recomendo que cada caso seja avaliado individualmente com o pediatra de confiança da família.

Tem alguma forma de prevenir a puberdade precoce?

Marli, mãe de Mike

A puberdade precoce pode ser idiopática ou patológica, quando está associada a doenças de vários tipos, como tumores e uso de medicamentos. Felizmente, a puberdade idiopática é a mais comum e o tratamento medicamentoso é seguro e altamente e eficaz. Portanto, a forma mais efetiva de diagnóstico e tratamento da puberdade precoce consiste em consultas com o Pediatra e eventualmente o Endocrinologista Pediatra, com investigação laboratorial e por exames de imagem nos casos suspeitos. Assim, é essencial que os pais façam consultas de rotina com crianças de 6 a 12 anos.

Tem algum risco para quem tem puberdade precoce?

Betania, mãe de Bianca

Sim, há alguns riscos para as crianças com puberdade precoce não investigada ou tratada adequadamente. adequadamente. O mais comum deles é a baixa estatura, devido à aceleração antecipada do crescimento. Outro ponto a ser comentado é a possibilidade de alguma outra doença relacionada, como tumores benignos e malignos produtores de hormônios, que devem ser investigados e diagnosticados. Além disso, há os aspectos sociais e emocionais, que dependem de fatores familiares e são muito individuais. O médico assistente é o profissional mais indicado para esclarecer todas as suas dúvidas.


Palavras-chave
Comportamento Família Saúde Desenvolvimento crianças alerta adolescente Puberdade Dr. Claudio Puberdade Precoce

Leia também

Família

Filhos de Madonna pretendem interditar a cantora por ‘agir como se ainda tivesse 20 anos’

Família

Filha de Madonna aparece em foto extremamente rara ao lado do pai

Família

Madonna revela regras de convivência que impõe para os seis filhos na casa

Família

Thais Fersoza mostra como seu corpo ficou após duas gestações: “Essa é a realidade”

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Notícias

Em um gesto de carinho, Madonna publica foto de seus filhos e causa polêmica