Família

Projeto pedagógico ajuda crianças de Paraisópolis com dificuldades na alfabetização

iStock

Publicado em 23/07/2021, às 07h48 - Atualizado às 07h52 por Cecilia Malavolta


Compartilhe:


Com o início da pandemia, em março de 2020, diversas escolas precisaram fechar suas portas para evitar a contaminação entre os alunos – isso fez com que diversas crianças tivessem seu aprendizado e desempenho escolar afetados. Pensando em como reparar essa situação, surgiu o Programa de Apoio Pedagógico do Núcleo de Educação do Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis.

Hoje, o Voluntariado dá apoio pedagógico para mais de 300 crianças e jovens em Paraisópolis. Para atender todos eles, o programa conta com a participação de educadores, assistentes sociais, psicólogos, psicopedagogos, voluntários e parceiros da PECP – todos esses profissionais atuam em prol do programa tanto de forma virtual quanto presencial. Essa iniciativa tem como principal objetivo auxiliar os alunos que têm dificuldades pedagógicas e reforçar a alfabetização deles.

O PECP realizou uma pesquisa com as famílias que fazem parte do Núcleo de Educação e percebeu que 70% das crianças que utilizam a rede estadual, bem como 59% da municipal, não tinham acessado a plataforma online de ensino das escolas. Os resultados reforçaram a necessidade de acompanhar de perto esses alunos para ajudá-los com o processo educacional.

(Foto: iStock)

“Sabemos que as dificuldades socioeconômicas estão presentes no cotidiano dos alunos da região, o que também inclui o acesso a recursos tecnológicos, por isso queremos colaborar com a inclusão digital e com a melhora da educação”, diz Telma Sobolh, presidente do Voluntariado Einstein e idealizadora do PECP.

No Brasil, há cerca de 70 milhões de pessoas com acesso precário à internet ou sem nenhum acesso, e 46 milhões de brasileiros que nunca acessaram a rede, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Para auxiliar os jovens por meio do trabalho online, o programa começou a atuar ainda em junho de 2020, implementando ações com educadores dos Programas Educação Cidadã e Cultura Digital PECP e alguns voluntários.

O programa também conta com a Oficina de Leitura e Escrita presencial, criada especialmente para melhorar o processo de alfabetização dos alunos que têm dificuldades de ler e escrever. “A ideia é colaborar para o aprendizado desses estudantes, principalmente nesse momento difícil que estamos vivendo, adicionando ao programa várias opções de oficinas que possam dar suporte às aulas e evitar a evasão escolar”, finaliza a presidente.


Palavras-chave
Educação Criança Escola Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis

Leia também

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Família

Filhos de Madonna pretendem interditar a cantora por ‘agir como se ainda tivesse 20 anos’

Bebês

Pai toma susto ao ver “bebê possuído” pela babá eletrônica e imagens viralizam na internet

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer