Família

Professor usa colete que imita equipamento de aluna com escoliose para combater bullying contra garota

Reprodução/G1/Arquivo pessoal

Publicado em 11/04/2022, às 06h43 - Atualizado em 01/07/2022, às 10h14 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Uma aluna passou a sofrer bullying por usar colete para um tratamento contra a escoliose, doença que causa um desvio lateral da coluna. Como medida para combater o preconceito exacerbado contra a menina, o professor de história, Deniro Machado, por meio do material E.V.A, criou uma réplica do equipamento. A partir disso, passou a usá-la em sala de aula, em apoio a estudante de uma escola particular localizada no Parque Guadalajara, em Caucaia, região metropolitana de Fortaleza.

A boa ação emocionou a Sônia Melo, mãe de Sophia Melo (11), aluna do 6º ano que sofria bullying dos demais estudantes. “Do nada ele apareceu com a imitação do colete e disse que iria usar com a Sophia. Foi uma atitude muito louvável, eu gostei demais. Agora a Sophia ficou mais motivada e vai toda feliz para a escola”, disse Sônia em entrevista ao G1.

Além disso, segundo a mãe, a menina foi diagnosticada com 11 graus de desvio, depois avançou para 17. Mas, em março de 2022, os exames mostraram que a criança estava com 35 graus da coluna. “Ela já tinha usado outro colete, o OTLS, que era mais discreto, ficava embaixo da blusa. Há uns três meses ela começou a usar o novo colete, que já é mais visível. Quando Sophia começou a ir com o novo colete um colega de sala chamou ela de corcunda, disse que ela era torta. O que deixou Sophia triste e com vergonha do tratamento”, contou a mãe.

Ainda segundo entrevista do G1, quando o professor de história soube do ocorrido, imediatamente prestou solidariedade à Sophia. Em seguida, chamou o aluno que fez bullying com a menina, mais os seus responsáveis – para que todos pudessem conversar sobre a situação. Tempos depois, o Deniro apareceu me sala de aula usando a réplica do colete da aula, deixando a todos da escola surpresos e emocionados com a ação solidária.

“Sophia é uma aluna muito querida e que sempre me chamou atenção, pois eu sofria muito bullying quando criança por ser gordinho, me chamavam de botijão, entre outras coisas, e nenhum professor fez nada por mim. (…) Resolvemos a questão do bullying, mas eu não queria que parasse por aí, queria que ela se sentisse acolhida. Então fiz o colete de E.V.A, entrei na sala com ele e disse que a partir daquele dia eu e Sophia usaríamos o colete e que se alguém quisesse fazer bullying seria com nós dois. Os outros alunos aplaudiram e não houve mais casos”, disse o professor.

Em finalização, o docente disse: “Educação não é um trabalho e sim um chamado (…) Eu sempre tive a filosofia de vida que eu quero ser o professor que eu queria ter quando aluno, um professor que lutasse por mim. Ser professor não é só dar aula, é se envolver com os alunos”.


Palavras-chave
pfnoinsta escola particular Bullying contra criança Bullying na escola Escoliose

Leia também

Família

Filha de Madonna aparece em foto extremamente rara ao lado do pai

Família

Filhos de Madonna pretendem interditar a cantora por ‘agir como se ainda tivesse 20 anos’

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Família

Madonna revela regras de convivência que impõe para os seis filhos na casa

Família

Thais Fersoza mostra como seu corpo ficou após duas gestações: “Essa é a realidade”

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar