Família

Primeira motorista com Síndrome de Down do Brasil conta sensação ao dirigir: “Amo sentir o vento na cara”

Arquivo Pessoal/ Universa

Publicado em 06/05/2021, às 09h44 por Luiza Fernandes


Compartilhe:


Laura Simões, de 20 anos, é recepcionista de um hotel em Maceió, Alagoas, e atualmente é a primeira pessoa a tirar CNH com Síndrome de Down no Brasil. A história viralizou na internet através de um tweet feio pelo irmão dela, e Laura contou em entrevista ao portal Universa que decidiu correr atrás desse sonho para adquirir mais independência:

“Fiz o mesmo processo que qualquer outra pessoa. Cheguei lá como a Laura, não como uma menina que tem Síndrome de Down”, relata. “Fui reprovada na primeira vez, tanto na prova teórica quanto na prática, mas passei na segunda tentativa. Nunca achei que não fosse conseguir, sempre estive confiante”. De acordo com o Movimento Down, Laura é a primeira pessoa com Síndrome de Down a tirar CNH – outra jovem com a condição chegou a fazer as aulas de direção, mas não chegou a formalizar a documentação.

A jovem conseguiu tirar a tão sonhada carteira na segunda tentativa (Foto: Arquivo Pessoal/ Universa)

Sobre dirigir, Laura conta que foi muito importante para a própria independência e que adora sentir o vento no rosto e ouvir música: “Minha carteira demorou a chegar. Ficamos ansiosos. Assim que peguei, fui dirigir para o trabalho. Como sou principiante, a regra de casa é andar com papai do lado. A gente brinca de que o Código de Trânsito Brasileiro é a nossa Bíblia. É muito massa!”, brinca.

Relato no papel!

Em depoimento escrito à mão também ao portal Universa, Laura conta que, mesmo em meio a um difícil contexto de pandemia, 2020 foi um ano de muitas conquistas para ela e para a família: “Nesta pandemia tive a oportunidade de iniciar meu processo de habilitação. Meus pais sondaram e souberam que era viável isso com aulas online. Isso facilitou minha concentração. Fiz autoescola com aulas regulares e mais algumas aulas extra. Na véspera da prova, fiz algumas aulas extras também. Apesar do ano difícil para todos, eu e minha família tivemos essa conquista”.

Depoimento feito à mão por Laura ao portal Universa (Foto: Arquivo Pessoal/ Universa)

A conquista de Laura é um exemplo para jovens na mesma condição que ela, e um exemplo de superação do preconceito e das dificuldades. Sobre isso, a jovem também escreveu: “Nós todos, da diversidade, abraçamos este merecimento. Nossa, foi como se um trem atravessasse minha vida, todo mundo curioso. Recebi muitas mensagens lindas. Obrigada por todas! Porém, isso está longe de ser uma proeza: a capacidade de dirigir é consequência das habilidades do dia a dia. Venho adquirindo isso passo a passo. Não é magia, embora para mim esteja sendo um momento mágico”.

A jovem conta que a dificuldade, mesmo sendo parte constante da vida dela desde muito nova, nunca foi empecilho para que conseguisse o que queria: “O que posso dizer é que a vida segue tão depressa que não dá para parar para pensar, lamentar ou perder tempo com este cromossomo [da Síndrome Down] no meio do caminho. Vou conhecendo este danado e me dele esquivando como posso“, desabafa. 

“Tudo vem com esforço extra, com demora e parece que não chega. Têm coisas, eu sei, que ficaram para trás — pelo menos nas coisas comuns, eu estou me virando bem. No trabalho, me surpreendo fazendo coisas que antes não fazia sozinha, como cursos e outras tarefas que podem parecer simples para outras pessoas, mas que têm muito valor para mim. Sigo devagar e sempre!”, ainda complementa.


Palavras-chave
Comportamento Família Síndrome de Down relato Inclusão dirigir

Leia também

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador

Família

Esposa de Radamés Furlan sofre ataques após ex-jogador assumir ter sido amante de Viviane Araújo

Família

Mãe de Alexandre Nardoni morre 1 mês antes de filho ser liberado da prisão

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Família

Maira Cardi defende pastor que relatou ter beijado a boca da filha para ser “1º homem dela"

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Bebês

Após 3 anos no hospital, bebê que nasceu com intestino para fora do corpo recebe alta