Família

Prefeituras exigem termo de autorização dos pais para vacinar crianças contra a Covid-19

O fundador da Anvisa diz que a exigência de que os pais também assinem o documento mesmo estando presentes é ilegal (FOTO: Danilo Verpa / Folhapress / Reprodução / Folha de São Paulo)

Publicado em 27/01/2022, às 07h42 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Uma iniciativa de algumas prefeituras está surpreendendo brasileiros que levaram os filhos para se vacinar contra a Covid-19. Estados como Rio de Janeiro, Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais e Pará adotaram estratégias rígidas como o termo de consentimento com a assinatura do responsável pela criança para poderem tomar o imunizante.

Em Araruama, a prefeitura diz que o documento é para evitar que os responsáveis pela criança não acusem a Secretaria de Saúde de ter dado a vacina sem autorização. Porém, apenas no fim do documento é dito que, caso os pais não queiram assinar, a criança será vacinada normalmente.

O fundador da Anvisa diz que a exigência de que os pais também assinem o documento mesmo estando presentes é ilegal (FOTO: Danilo Verpa / Folhapress / Reprodução / Folha de São Paulo)

A justificativa de algumas capitais como Salvador e Belém ressaltam que a Secretaria Municipal de Saúde está seguindo uma orientação no Ministério da Saúde. No entanto, a nota do ministério é clara: o termo de consentimento deve ser levado apenas na ausência de pais ou responsáveis, um procedimento normal feito a aplicação de qualquer vacina.

“Essa prática funciona como um verdadeiro desestímulo à vacinação. Ela impõe um peso excessivo para os pais, para o pai e para a mãe que levam, que conduzem o filho para se vacinar”, diz Thales Arcoverde Treiger, defensor público da União ao G1.

Controvérsias

A coordenadora de vacinação de Itaguaí publicou um vídeo explicando que a assinatura não é a única exigência. “Tem que levar o termo de consentimento. Se foi o paizinho que assinou, cópia da identidade do pai, cópia da identidade da criança. Se não tem a identidade, a certidão”, afirma Núbia Graziella nas imagens.

Uma mãe, que não quer ser identificada, relatou que “foi levada para uma sala, com mais três pais, onde – a portas fechadas – a agente de saúde leu reações adversas que poderiam acontecer e que foi um terrorismo. Um responsável menos esclarecido desistiria na hora”.


Palavras-chave
Família Criança Notícia covid-19 vacinação infantil autorização

Leia também

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”

Família

Lembra dela? Saiba como está hoje a criança eleita a "menina mais bonita do mundo"