Publicado em 13/01/2021, às 08h42 por Cinthia Jardim
Durante uma reunião com o Conselho Estadual de Educação, as escolas da rede estadual paulista irão funcionar com apenas 35% da capacidade nas duas primeiras semanas de fevereiro, em São Paulo. O governo do estado afirmou ainda que as aulas devem ser retomadas no dia 1º de fevereiro.
Vale lembrar que a medida de volta às aulas com apenas 35% dos alunos na fase laranja, 70% na fase amarela e 100% na fase verde valerá apenas para São Paulo. No entanto, os municípios também podem ser mais restritivos como, por exemplo, na capital paulista, na qual a rede municipal e privada deverá seguir apenas com as medidas estabelecidas pelo Plano São Paulo.
No final do ano passado, durante uma das últimas coletivas de imprensa, foi determinado que a volta às aulas acontecerá mesmo durante a fase mais restrita da pandemia, a vermelha, do Plano São Paulo.
Segundo o Plano de Retomada, foi informado ainda que os níveis médios de aprendizagem cairão. E ainda segundo o Banco Mundial, os os alunos devem perder cerca de 16 pontos no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) devido ao fechamento das escolas durante a pandemia. Já no cenário da América Latina, os alunos devem perder 30 pontos do PISA, visando que o ano letivo sem aulas presenciais aconteceu em 90%.
Os Déficits pode acontecer em pelo menos 30% da proficiência de um ano de aprendizagem. De acordo com a reunião, os dados valem para a aprendizagem de um aluno do ensino médio. Além disso, o secretário de Educação reforça a importância de recuperar os níveis de aprendizagem para alcançar as metas.
Para atingir o objetivo da educação no país, a Rede Estadual afirma se colocar a disposição para oferecer a parceria, além de ajudar a potencializar as ações no retorno presencial nas escolas estaduais e municipais de São Paulo, garantindo que todos os alunos possam ter um avanço da aprendizagem. “Devemos agir juntos”, reforça o secretário.
Para dar continuidade ao plano de retomada é importante focar nos recursos didáticos (materiais impressos e digitais), reforçar a formação com materiais e avaliações, o CMSP continua apoiando a aprendizagem, avaliações diagnósticas e formativas e ainda o currículo com foco em habilidades essenciais.
O currículo de aprendizagem, construído em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime SP) com o Governo do Estado de São Paulo, teve ainda o apoio de 74.229 participantes e 611 municípios.
A partir do desenvolvimento do currículo, terá como objetivo mostrar aquilo que o aluno tem que aprender. Com isso, os professores poderão formular da melhor forma possível as ações como formulação de materiais, formação e avaliações. Em 2021, será vidado em ensinar o que os estudantes perderam em 2020, fazendo com que ele consiga avançar para a série seguinte. Até o momento, 629 municípios, cerca de 97,5%, já aderiram ao Currículo.
Como forma de diagnosticar a aprendizagem dos alunos, que acontecerá em fevereiro de 2021, poderá haver: provas para estudantes de todos os anos/séries do ensino fundamental e médio, avaliação da fluência leitora digital, por aplicativo (2º, 3º e 6º anos do Ensino Fundamental), Foco nas habilidades essenciais de Língua Portuguesa e Matemática, e devolutivas para potencializar o uso dos resultados das avaliações.
O Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP), continuará mesmo após a pandemia para reforçar e complementar a aprendizagem e formação dos estudantes. Vale lembrar que os alunos podem acessar o programa a partir do aplicativo e site com os dados da SEDUC-SP. para ter acesso, é necessário fazer o registro na Secretaria Escolar Digital-SED.
Em 2021, em parceria com a SEDUC-SP e as prefeituras, o programa irá oferecer apoio à primeira infância. Com o objetivo de ampliar e qualificar o atendimento de crianças na educação infantil, serão oferecidos recursos financeiros para a ampliação de creches. Segundo Rodrigo Garcia, vice governador de São Paulo, os municípios poderão ter mais de 20 mil vagas em creches nos municípios.
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