Família

Pesquisadores descobrem causa da morte misteriosa e súbita de bebês

Getty Images

Publicado em 13/05/2022, às 14h23 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Depois da morte inesperada de bebês menores de 1 ano de idade na Austrália, pesquisadores do Hospital Infantil de Westmead encontraram uma causa para a Síndrome da Morte Súbita Infantil (SMSI). Segundo eles, foi descoberto baixos níveis de uma enzima chamada butirilcolinesterase (BChE) nos bebês que faleceram.

A enzima é responsável por um papel essencial na região do cérebro excitação, de acordo com o site sobre notícias científicas, IFL Science. A falta da BChE aumenta o risco de morte súbita, pois acaba reduzindo a capacidade da criança em acordar ou responder ao ambiente externo.

Pesquisadores descobrem o motivo da morte inesperada de bebês (Foto: Getty Images)

A pesquisadora Carmel Harrington comentou: “Um bebê aparentemente saudável dormindo e que não acorda é o pesadelo de todos os pais e, até agora, não havia absolutamente nenhuma maneira de saber qual bebê sucumbiria. Mas não é mais o caso. Os bebês têm um mecanismo muito poderoso para nos avisar quando não estão felizes.”

“Normalmente, se ele é confrontado com uma situação de risco de vida, como dificuldade para respirar durante o sono porque está de bruços, acorda e chora. O que esta pesquisa mostra é que alguns bebês não têm essa mesma resposta para a excitação”, continuou a mulher.

A cientista dedicou toda a carreira para descobrir a causa da síndrome após tragicamente perder o filho para a dessa forma há 29 anos. Liderando o estudo, a mulher publicou a descoberta no dia 06 de maio no eBioMedicine, uma revista científica.

Pesquisadores descobrem o motivo da morte inesperada de bebês (Foto: Getty Images)

Após juntar 722 amostras de sangue para analisar os níveis da enzima BChE, os níveis foram comparados entre as mortes relacionadas à SMSI e a outros bebês que morreram por outras causas e, em seguida, em 10 crianças saudáveis.

“Esta descoberta abriu a possibilidade de intervenção e finalmente dá respostas aos pais que perderam seus filhos de forma tão trágica. Essas famílias agora podem viver sabendo que isso não foi culpa delas”, disse Carmel. Mesmo com a descoberta ainda há muito estudo pela frente, para confirmar a relação da enzima em bebês.


Palavras-chave
Bebê Saúde Notícias Gravidez filhos Pesquisa cientistas

Leia também

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"

Família

Bebê de 2 meses é resgatado no RS por motociclista: "Achei que era um brinquedo de tão pequeno"

Família

Alessandra Negrini desabafa sobre relação 'incomum' com o filho: "Não sei onde mora"

Família

Téo Teló e Gabi Luthai escolhem nome curto e com forte significado para o primeiro filho

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Família

'Sogra' de Sabrina Sato, mãe de Nicolas Prattes foi paquita e engravidou aos 18 anos

Família

Separada recentemente, Sophie Charlotte é vista em clima de romance com filho da Madonna