Família

Perereca de boca azul é tirada da Amazônica para virar pet fora do Brasil

Reprodução / G1

Publicado em 15/08/2022, às 14h04 - Atualizado às 14h34 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Uma espécie de perereca, conhecida como perereca-de-leite, se destaca pela cor azul da boca. Encontrada na Amazônia, o anfíbio está sendo retirado de seu habitat natural para ser feito de animal de estimação fora do Brasil.

A espécie Trachycephalus resinifictrix é pequena tendo no máximo nove centímetros, mas se destaca pela boca azul. Além da boca, o animal também tem os músculos e ossos azul. “Alguns anuros (sapos, rãs e pererecas) podem apresentar coloração diferente nos ossos, como é o caso da perereca-de-leite. Só que até hoje o motivo para isso acontecer não é bem conhecido e também não se sabe as possíveis consequências que pode acarretar, é um mistério que intriga a comunidade científica”, explica o especialista Diego Santana ao G1.

A espécie Trachycephalus resinifictrix é pequena tendo no máximo nove centímetros. (Foto: Reprodução / G1)

A cor diferente pode servir como uma forma de alerta aos predadores, já que a cor vibrante mostra que o animal é tóxico. “Cores vibrantes na natureza podem significar que a espécie é tóxica. A “cola” (substância grudenta que eles soltam quando são capturados) é tóxica”, explicou o especialista. Esse é o caso da Trachycephalus, que é uma espécie amazônica, sendo encontrada no Brasil, Guiana, Suriname, Equador e Colômbia.

Por ser um anfíbio único, o animal chama a atenção e está sendo comercializado para fora do país, apesar de ser proibido no Brasil. “Essa espécie é muito procurada como pet. É proibida a comercialização no Brasil, mas por ela ocorrer em outros países, a perereca-de-leite é comercializada e está em diversas casas, zoológicos e criadores dos Estados Unidos e da Europa, principalmente. Nesses casos, a cor dos indivíduos pode variar com esses diferentes tipos de ambientes externos”, continua Diego.

A espécie ainda não consta como ameaçada na lista internacional e nem na lista brasileira. Mas existe um alerta para o tráfico de animais que pode acarretar problemas para essa população.

Vote na Pais&Filhos para o Troféu Mulher Imprensa!

Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos, está concorrendo ao prêmio da categoria Pertencimento e Inovação da 16ª edição do Troféu Mulher Imprensa! Para votar, é muito simples: CLIQUE AQUI e aperte o botão ao lado da foto da Andressa para que ele fique azul. Em seguida, preencha o campo com seus dados e vá até seu email: será preciso confirmar o seu voto clicando em um link. Depois disso, sucesso! Seu voto já foi contabilizado. Obrigada!

Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos está concorrendo ao Troféu Mulher Imprensa (Foto: Divulgação/Pais&Filhos)

Assista ao POD&tudo com Izabella Camargo:


Palavras-chave
Família Animal Animal de Estimação Brasil azul boca Amazônia

Leia também

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Família

Ana Hickmann leva filho para assistir corrida de Edu Guedes e expressão dele rouba a cena

Família

Grupo Molejo é vítima de assalto no mesmo dia da morte de Anderson Leonardo

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Bebês

Viviane Araújo mostra o irmão do filho, Joaquim, e se declara: “Muito amor”

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Notícias

Virginia é criticada por roupa usada em festa de Neymar: “Desrespeitoso com a própria família”

Família

Mãe diz que se arrependeu de adotar filha após conseguir engravidar: "Nunca senti que ela era minha"