Família

Papa Francisco diz que crianças autistas são “flores” e têm “beleza única”

Getty Images

Publicado em 21/09/2020, às 18h38 - Atualizado às 18h41 por Maria Laura Saraiva


Compartilhe:


O Papa Francisco conversou nesta segunda-feira, 21 de setembro, com um grupo de crianças autistas e outras variedades do espectro. O líder religioso se juntou a membros do centro austríaco Sonnenschein – que em português significa raio de sol – em uma audiência para debater o assunto da perspectiva espiritual.

O Papa apoia famílias em situações de desamparo (Foto: Getty Images)

Falando para as crianças, para os pais e para os funcionários, o Papa disse que o nome do local falava sobre um gramado ensolarado e que “as flores desta casa são vocês”. O argentino ainda falou sobre Deus e o autismo: “Deus criou o mundo com uma grande variedade de flores de todas as cores. Cada flor tem sua beleza única. E cada um de nós é belo aos olhos de Deus, que nos ama”, afirmou.

O líder foi em um centro com crianças autistas nesta segunda-feira (Foto: Getty Images)

Francisco se encontra frequentemente com crianças e pais que lidam com algum tipo de dificuldade social ou distúrbios de saúde. Segundo a agência de notícias Associated Press, o líder busca encorajar os responsáveis pelos pequenos durante doenças e outros desafios.

Os TEA – Transtornos do Espectro Autista

Quando falamos de TEA, muitas incertezas surgem – ainda mais sobre o diagnóstico, que é incerto. Para ter o veredito do autismo, a criança precisa apresentar sintomas em três áreas: dificuldade na comunicação, na sociabilidade e no comportamento. É importante observar a criança e consultar seu pediatra caso existam dúvidas, já que o diagnóstico de autismo e de outros quadros do espectro é clínico. São feitas entrevistas com os responsáveis e análises e testes com a criança para se obter os resultados.

É importante estar atento aos sinais (Foto: Getty Images)

“Três linhas de sintomas são importantes para se observar no quadro. Primeiro, o atraso no desenvolvimento da comunicação e linguagem. Em seguida, podemos observar  um padrão específico de comportamento que se caracteriza por ser repetitivo, peculiar e restrito, envolvendo desde o manejo do ambiente e situações até objetos. Por último e mais importante, o prejuízo no manejo de situações sociais e no contato com o outro”, reforça o psiquiatra da infância e adolescência, Caio Abujadi, filho de João Moysés e Evanir.

O diagnóstico pode levar tempo(Foto: Getty Images)

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que há 70 milhões de autistas em todo o mundo, sendo 2 milhões de diagnosticados só no Brasil.  A pesquisa do IEAC entrevistou pais e responsáveis de crianças e adolescentes autistas e mostrou que, mesmo com o crescimento de políticas e leis em prol da inclusão e defesa dos direitos, a maior parcela de pais otimistas (64%) acredita que ainda faltam melhorias. Enquanto isso, 31% dos participantes não veem qualquer progresso, tampouco estão otimistas com o futuro.


Palavras-chave
Comportamento Família Saúde Autismo Papa Francisco

Leia também

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Família

Maira Cardi defende pastor que relatou ter beijado a boca da filha para ser “1º homem dela"

Família

Filhos de Madonna pretendem interditar a cantora por ‘agir como se ainda tivesse 20 anos’

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar