Família

Palavra Cantada vira desenho e app

A dupla formada por Paulo Tati e Sandra Peres conta como foi virar app para TV

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Paulo Tatit e Sandra Peres viraram personagem de desenho animado no DVD Pauleco e Sandreca e app para Smart TV, disponível nos modelos da LG. O DVD tem 10 clipes de animações, cada um com seu próprio desenhista e releituras de clássicos da MPB, como O Leãozinho de Caetano. 

Já dentro do aplicativo para Smart TV, além de um filme, é possível assistir a outros clipes do grupo e acessar algumas cifras das músicas, que podem ser tocadas no violão. O app Brincadeiras Musicais é exclusivo das TVs da marca LG. 

Leia a reportagem sobre a geração touchscreen na Pais & Filhos de julho, já nas bancas

Anúncio

FECHAR

Conhecidos por casar instrumentos tradicionais e o que há de mais moderno em tecnologia, a dupla já está trabalhando num segundo app. “Desde os primeiros CDs, usamos sons sampleados, baterias eletrônicas, sequenciadores, sintetizadores. Sempre fomos muito ligados em recursos tecnológicos”, diz Tatit.

Com o app do show Brincadeiras Musicais, é possível interagir com as músicas, seja com o corpo, gestos ou com instrumentos musicais. Para isso, os músicos formataram um roteiro em que as brincadeiras pudessem ser entendidas pelas crianças durante a apresentação. Na seleção das músicas entram grandes sucessos da dupla e também canções inéditas. Já o filme, que faz parte do aplicativo,  primeiro infantil filmado em 3D no Brasil, contém o repertório do show Brincadeiras Musicais, gravado em estúdio especialmente para ser visto no cinema e em blu-ray.

 

Leia a entrevista com Paulo Tatit e Sandra Peres:

 

Qual a diferença de produzir conteúdos para diferentes plataformas? O que há de específico nesse casamento de música e app para TV que é diferente do CD, do DVD etc?

Paulo Tatit: acho que não há diferença nenhuma na produção do conteúdo. É apenas mais uma forma de ouvir música mais acessível à criança de hoje.
Sandra Peres: o compromisso e a qualidade se mantêm idênticos, apenas a possibilidade de exposição e propagação são mais amplas.

Qual o primeiro ponto de contato das crianças hoje com o trabalho de vocês?  A escola, o CD, DVD? Pode vir a se tornar a TV?

Paulo Tatit: Tem várias maneiras de primeiro encontro. Para as crianças da rede pública, sem dúvida, é a escola. Quando tem programas nossos ou clipes passando em qualquer canal de TV, sem dúvida que esse passa a ser o principal meio entre a criança e nossas canções.

Sandra Peres: Depende um pouco. Muitas prefeituras no Brasil, entre elas de cidades dde São Paulo, Goiás e Rio de Janeiro, já adquiriram nossa coleção de livros Brincadeiras e Brincadeirinhas Musicais.

 

Depois desse primeiro APP, existem planos para novos aplicativos?

Paulo Tatit: Sim, temos planos para outros aplicativos que já estão sendo produzidos.
Sandra Peres: Já estamos desenvolvendo um segundo título 

 

O Palavra Cantada é identificado com música de qualidade para criança. Existe preconceito de alguns setores contra a aproximação com a tecnologia? Vocês já ouviram alguma crítica? Como respondem a elas?

Paulo Tatit: Nunca nos criticaram porque usamos de tecnologia. Desde os primeiros CDs, o Canções de Ninar (1994), o Canções de Brincar (1995), o Cantigas de Roda (1996), usamos sons sampleados, baterias eletrônicas, sequenciadores, sintetizadores, etc. numa época em que esses recursos eram muito pouco usados. Sempre fomos muito ligados em recursos tecnológicos que facilitam e viabilizam nosso processo de criação e de produção. Não há críticas sobre isso, pois esses recursos nem são percebidos pelo público e crítica.

Sandra Peres: A tecnologia sempre ajuda muito, ela é um meio de democratizar a música, ela inclusive ajuda na escolha da compra de nossos títulos.

 

 

Smart TV Cinema 3D

Com conteúdo 3D, Netflix e Skype, gravação de programas, games infantis e app exclusivo da Palavra Cantada. Controle remoto sensível ao movimento.

LG, R$ 10.999 (6 polegadas)

lge.com/BR

 

 

DVD

Pauleco e Sandreca

O projeto apresenta a inédita Músicos e Dançarinos, além de outras já famosas como o Rato, que agora ganhou uma nova versão com participações muito especiais: Maria Gadú é a Lua, Ana Cañas é a Nuvem, Wanderléa é a Brisa e Zélia Duncan é a Parede. E, é claro, Paulo e Sandra, são o Rato e a Rata.

R$ 29,90, www.palavracantada.com.br/

Pais&Filhos TV