Família

Pai é preso após filhas de 6 e 8 anos denunciarem estupros em desenhos

Reprodução G1

Publicado em 23/02/2022, às 16h54 por Cecilia Malavolta


Compartilhe:


Durante a madrugada desta quarta-feira, 23 de fevereiro, um homem de 28 anos foi preso de maneira preventiva suspeito de estuprar as filhas. A denúncia foi feita por meio de desenhos que as próprias crianças, de 6 e 8 anos, fizeram. O caso aconteceu em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Os desenhos, feitos em caderno que as crianças ganharam da avó materna, têm cunho sexual e foram divulgadas pela Polícia Civil. Tanto a avó quanto a mãe das meninas contaram, durante a investigação, que o comportamento das meninas mudou e que passaram a ficar mais agressivas, irritadiças e chorosas.

Ainda segundo a polícia, os desenhos foram fundamentais para que os abusos fossem descobertos. De acordo com a investigação, os estupros eram constantes e as meninas eram ameaçadas pelo pai para que não contassem o que ele fazia com elas. A mais nova, de 6 anos, chegou a ser ameaçada de morte pelo pai e enforcada.

Crianças denunciam o pai de abusar sexualmente delas por meio de desenhos (Foto: Reprodução G1)

Abuso sexual infantil: veja como ensinar seu filho a se proteger e denunciar os casos

Não é de hoje que a violência sexual é um assunto que deve ser colocado em pauta: sempre existiu, mas antes as histórias ficavam escondidas entre quatro paredes ou eram abafadas pela família. O abuso sexual infantil acontece e é mais frequente do que se imagina. São casos horríveis que podem envolver desde desconhecidos até pais, padrastos, professores e líderes religiosos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, diariamente, são notificadas no Brasil, em média, 233 agressões de diferentes tipos (física, psicológica e tortura) contra crianças e adolescentes com idade até 19 anos.

O tema é bastante delicado, mas as crianças precisam se sentir seguras para contar aos pais ou para pessoas de confiança quando alguém tenta tocá-las de forma inapropriada ou até abusá-las de alguma forma. Por se tratar de um assunto que ainda é considerado tabu, muitas pessoas ignoram o problema. Só que é muito importante dizer para seu filho que, sempre que ele se sentir incomodado com algum toque, ele deve dizer “não” e contar imediatamente para alguém de confiança o que está acontecendo.

Falar sobre sexualidade com as crianças é um dos melhores caminhos para evitar os abusos sexuais. A Organização das Nações Unidas já se posicionou dizendo que a educação sexual ajuda a evitar casos de violência, abuso infantil e gravidez na adolescência. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) também defende a informação de qualidade como um dos melhores jeitos de prevenção. E os especialistas são categóricos: essa é uma conversa que deve começar dentro de casa. Para entender qual é a melhor maneira de falar sobre abuso sexual com o seu filho, clique aqui.


Palavras-chave
abuso infantil abuso sexual Abuso sexual infantil

Leia também

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"