Família

Paciente com Covid-19 escreve cartas para as filhas antes de ser intubado e perder a vida

Reprodução/ UOL

Publicado em 24/03/2021, às 13h52 - Atualizado às 14h05 por Letícia Mutchnik


Compartilhe:


Uma jovem de 23 anos prestes a terminar a faculdade de fisioterapia, Aline Martins Almeida Inácio estava preocupada em conseguir logo um emprego. Felizmente, ano passado, a mulher recém-formada por falta de um, conseguiu dois trabalhos, um no Hospital Irmã Dulce, na sua cidade onde mora, Praia Grande, em São Paulo, e outro no Hospital Casa de Saúde de Santos. Os dois quando a pandemia de Covid-19 já havia se instalado.

Desde quando começou a trabalhar a vida de Aline, segundo a UOL, não tem descanso, ainda mais trabalhando na linha de frente contra o coronavírus. “Assim que chego no plantão, a primeira impressão que tenho é sobre a rotatividade por óbito que está muito maior do que a de alta, e isso está afetando ainda mais o psicológico”,  começou a fisioterapeuta.

Sobre a rotina no hospital ela ainda explica: “A gente sai do último plantão com o paciente fora do tubo, faz a ventilação não-invasiva, que é um recurso que usamos para postergar a intubação, e daí ficamos na expectativa de que vai melhorar, mas o prognóstico já vem muito ruim, com uma tomografia muito feia, um quadro clínico ruim, alguns indicadores que não vai evoluir bem e, quando a gente volta, às vezes o paciente já está no tubo ou nem está mais no quarto, porque teve uma piora súbita e evoluiu para óbito”.

A fisioterapeuta comentou sobre a difícil rotina no hospital durante a pandemia (Foto: Reprodução/ UOL)

Aline ainda comentou que hoje em dia não há mais idade para a doença, e o que antes eram pessoas de 60 ou 70 anos na UTI, agora são diariamente jovens. A fisioterapeuta ainda contou um caso que aconteceu recentemente: “Um paciente de 34 anos, obeso e hipertenso, foi internado. Ele chegou com um certo desconforto respiratório e nós, da fisioterapia, aplicamos uma técnica de ventilação não-invasiva”, começou.

“Peguei o plantão com esse paciente de manhã, e ainda dei umas bronquinhas porque ele não queria fazer por ser uma técnica um pouco desconfortável, mas fui orientando porque precisava. Ao final do plantão, a médica entrou no quarto e disse que ele precisaria ser intubado, porque o desconforto já estava moderado”, disse.

A fisioterapeuta contou que o paciente escreveu carta para as filhas antes de ser intubado (Foto: Reprodução/ UOL)

Desesperado ele pediu para escrever cartas para as duas filhas pequenas, uma de 9 anos e outra de 3 e mais uma para a esposa. Ele escreveu antes da intubação em uma folha de sulfite, e ele foi escrevendo com a Aline e o médico. “Ele pedia o tempo todo para a gente não deixá-lo perder a vida, prometer que ele não ia…”, contou. O pai perdeu a vida depois de três dias por piora do quadro.

Durante o tempo na UTI, o paciente não tem contato familiar. Inclusive tem pacientes que chegam a ficar 50 ou 60 dias na UTI. Aline explica: “Então a gente se apega, conversa, mas a angústia do paciente e dos acompanhantes acaba com a gente, isso pesa bastante”.

A fisioterapeuta ainda ressaltou que começou a vida profissional durante a pandemia e não sabe como vai ser a rotina de hospital sem a correria toda. “Chego em casa e continuo conversando com os colegas sobre o que aconteceu no plantão, discutindo os casos, com toda aquela adrenalina, aquela energia. Demora para eu chegar em casa e deixar o hospital para trás —não é automático”.


Palavras-chave
pai coronavírus covid-19 filhas carta casos de coronavírus linha de frente

Leia também

Família

Filhos de Madonna pretendem interditar a cantora por ‘agir como se ainda tivesse 20 anos’

Família

Filha de Madonna aparece em foto extremamente rara ao lado do pai

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Família

Thais Fersoza mostra como seu corpo ficou após duas gestações: “Essa é a realidade”

Família

Madonna revela regras de convivência que impõe para os seis filhos na casa

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador