Família

Obstetra de Thaeme conta detalhes do parto de Liz e desmente: “Não durou 39 horas como disseram”

Reprodução/Instagram

Publicado em 23/04/2019, às 16h04 - Atualizado em 24/04/2019, às 09h37 por Izabel Gimenez


Compartilhe:


(Foto: Reprodução/Instagram)

A cantora sertaneja Thaeme deu à luz sua primeira filha no sábado (20), na Maternidade São Luiz, em São Paulo. Liz é fruto do relacionamento com o empresário Fábio Elias e nasceu às 17h37, através de uma cesárea humanizada, pesando 2,850 kg. A bolsa da cantora estourou às 3h da manhã e Thaeme tentou até onde foi possível fazer o parto normal, seu desejo inicial.

Para dar as boas-vindas à menina, a cantora postou uma foto linda em seu Instagram e se declarou para a filha: “Seja bem vinda a nossa vida, amor! Liz… Meu Deus é abundância… Meu Deus é juramento! Que Papai do céu te abençoe e proteja sempre! Te amamos mais que tudo!”, escreveu a cantora na legenda da foto.

Conversamos com o nosso colunista, Dr. Rodrigo Rosa, pai de Giovanna, médico obstetra responsável pelo parto da Thaeme, para entender como foi todo o processo de gestação e saber os detalhes do nascimento de Liz:

Como foi acompanhar o processo da gravidez da Thaeme?

A Thaeme já teve um aborto anterior. Ela não era minha paciente na época, mas veio logo depois disso. Fizemos todos os exames e descobrimos que o diagnóstico era de trombofolia. Eu disse que ela poderia engravidar novamente e dois meses depois, já estava esperando a Liz. Thaeme queria muito o parto normal e deixar a filha escolher quando fosse nascer. Na 39° semana e 1 dia a bolsa rompeu, mas ela não entrou em trabalho de parto logo em seguida, isso só aconteceu 24 horas depois. Tentamos por horas, a Thaeme teve uma deslocação de 7 cm, mas precisava de 10 cm. Como ela já estava muito cansada, optou por fazer uma cesárea.


O trabalho de parto realmente durou 39 horas? 

Não! O marido dela publicou uma foto dizendo que todo o processo durou 39 horas e os veículos não entenderam o que ele quis dizer. O que aconteceu foi que a bolsa estourou e só depois de 24 horas ela entrou em trabalho de parto, daí foram mais 14 horas tentando ter a Liz, sendo 10 horas de fase ativa, isto é, contrações mais rítmicas e o colo já tinha passado de 4cm.

Liz e Thaeme receberam alta (Foto: Reprodução/Instagram @thaeme)

A Thaeme já tinha perdido um filho e foi uma fase muito difícil para ela. Como foi lidar com todas as expectativas e ter essa responsabilidade do bebê arco-íris?

Não é fácil, porque quando temos esse histórico, qualquer mínimo sintoma a paciente fica mais preocupada. É normal que ela faça mais ultrassons e exames do que as outras. Ela só ganha confiança conforme passam as fases da gestação e cabe ao médico entender e deixar a paciente tranquila para que ela tenha segurança e que supere os medos e traumas. A Thaeme estava muito ansiosa, mas ela quis aguardar o parto normal. Então mesmo nessas situações, ela tinha confiança. A ansiedade faz parte, é normal, ainda mais para quem teve uma perda anterior.

Como funciona a cesárea humanizada?

A humanização do nascimento é basicamente o respeito das decisões do paciente, não importa as vias de parto. Na cesárea da Thaeme, respeitamos o que ela queria para o nascimento da filha. Por exemplo, um ambiente mais calmo, música agradável que foi escolhida pelo casal. Abaixamos o campo cirúrgico para que ela pudesse ver a Liz nascer e, logo na sequência, a menina foi para o colo da mãe e toda a avaliação foi feita lá mesmo. A amamentação também acontece na primeira hora de vida e assim por diante. O importante é estimular o vínculo da mãe com o bebê e trazer essa criança da forma mais acolhedora possível, respeitando o desejo da mãe.

Liz tem dias e já está indo para casa com os pais (Foto: Reprodução/Instagram @thaeme)

Existe algum tempo máximo para ficar no trabalho de parto? 

O tempo do trabalho de parto varia de 8 a 16 horas e depende muito de cada caso. Não existe um horário limite, quando a gente vê que não está indo, mudamos a estratégia. Existem também mudanças de protocolos para ver se muda esse padrão e a mãe pode decidir ir para a cesárea se ela se sentir cansada.

Existe alguma diferença na assistência que você dá para as mães famosas e para as pacientes que vão ao seu consultório normalmente?

Claro que não. Acredito que o segredo é esquecer que ela é famosa ou qualquer outra das pacientes conhecidas. Eu atendo como se fosse qualquer outra mãe. É uma relação médico e paciente e não tem diferença, até porque, se eu ficar pensando que ela é famosa, posso perder a conduta médica.

Leia também:

Thaeme descobre problema causado pela gestação: “Estava morrendo de medo”

Thaeme compartilha fotos de ensaio fotográfico da gravidez e emociona seguidores

Thaeme mostra detalhes do seu ensaio de gravidez em vídeo


Palavras-chave
Bebê Saúde Gravidez

Leia também

Preço baixo

Oferta Relâmpago: desconto de 48% no Galaxy Watch6 da Samsung

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas