Família

Novo estudo prova que fechamento de escolas e quarentena realmente funcionam contra o coronavírus

Getty Images

Publicado em 25/03/2020, às 15h31 - Atualizado às 15h36 por Helena Leite


Compartilhe:


Estudo mostra as medidas mais eficazes contra o coronavírus (Foto: Getty Images)

Um novo estudo publicado no jornal científico The Lancet Infectious Diseases, feito por cientistas de Singapura, mostrou a efetividade de diversas intervenções para conter a disseminação do novo coronavírus. Segundo ele, as medidas que se mostraram mais efetivas até o momento foram: o distanciamento social, o fechamento de escolas e a quarentena de pessoas infectadas.

Segundo a pesquisa, a medida mais eficaz são aquelas que foram tomadas por empresas trabalhistas, como o trabalho remoto, por exemplo. Em segundo lugar ficou o fechamento das escolas. A quarentena, apenas das pessoas infectadas, ocupou a terceira posição. O estudo comprovou, também, que a melhor forma de contenção do vírus é adotar todas as medidas em conjunto.

“Se medidas locais de contenção, como impedir a propagação de doenças por meio de esforços de rastreamento de contatos e não permitir visitantes no curto prazo não tiverem êxito, os resultados do estudo fornecerão aos formuladores de políticas em Singapura e em outros países com evidências para iniciar a implementação de medidas aprimoradas de controle de surtos que poderiam mitigar ou reduzir as taxas de transmissão local se implantadas de maneira eficaz e oportuna”, disse o Dr. Alex Cook, da Universidade Nacional de Singapura.

Para o estudo, os pesquisadores consideraram a taxa de transmissão do vírus na China, um período de incubação da doença de 5,3 dias; e quatro cenários e medidas progressivas, abrangendo: a quarentena de pessoas infectadas e seus familiares, o fechamento de escolas por duas semanas e 50% dos funcionários de empresas trabalhando em casa por duas semanas. Unindo todas as medidas, o número de casos de contágio do novo coronavírus caiu 99.3%.

Os pesquisadores também ressaltaram as limitações do estudo, relativas às peculiaridades de cada país, como: censo populacional, o impacto do movimento de migrantes e da propagação de casos ocasionada por pessoas vindas de outros países e a dinâmica de padrões de contato entre indivíduos.

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!


Palavras-chave
Família Saúde pfnoinsta Notícias Criança coronavírus

Leia também

Família

Esposa de Radamés Furlan sofre ataques após ex-jogador assumir ter sido amante de Viviane Araújo

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador

Família

Mãe de Alexandre Nardoni morre 1 mês antes de filho ser liberado da prisão

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Bebês

Após 3 anos o hospital, bebê que nasceu com intestino para fora do corpo recebe alta

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha