Na última semana, uma frente fria acompanhada de uma intensa massa de ar polar avançou sobre o centro-sul do Brasil, trazendo os dias mais frios do ano até agora. Esta segunda-feira, 12 de agosto, marca a consolidação desse fenômeno, com o núcleo do ar polar se posicionando no oeste da Região Sul e estendendo sua influência até o Centro-Oeste e boa parte do Sudeste, alcançando até mesmo o Norte do país.

As manhãs geladas já são sentidas em diversas capitais, como em Porto Alegre, com 8°C, Florianópolis com 10°C, Curitiba com apenas 6°C, São Paulo com 8°C, Belo Horizonte em 13°C e Rio de Janeiro chegando a 13°C.
Apesar do frio extremo no inícia do manhã, as temperaturas tendem a subir um pouco durante o dia, em Porto Alegre a temperatura sobe para 14°C, Florianópolis 17°C, Curitiba com máxima de 12°C, São Paulo com 19°C, Belo Horizonte em 28°C e Rio de Janeiro chegando a 20°C.

Durante a noite, as temperaturas tendem a cair drasticamente, com o frio mais intenso nas seguintes regiões:
- Porto Alegre: 6°C
- Florianópolis: 10°C
- Curitiba: 4°C
- São Paulo: 8°C
- Rio de Janeiro: 14°C
- Belo Horizonte: 15°C
Previsão para terça-feira:

Na terça-feira, 13 de julho, o ar polar se desloca em direção ao oceano, mas continua influenciando o clima no leste da Região Sul e Sudeste. Este movimento traz um aumento na umidade para São Paulo e Rio de Janeiro, deixando o tempo nublado até meados da tarde.
Durante a manhã, as temperaturas tendem a cair ainda mais do que nesta segunda-feira:
- Porto Alegre: 6°C
- Florianópolis: 7°C
- Curitiba: 2°C
- São Paulo: 7°C
- Rio de Janeiro: 16°C
- Belo Horizonte: 10°C
No período da tarde, as temperaturas sobem, porém não chegam as máximas do dia anterior, em Porto Alegre sobe para 14°C, Florianópolis com 15°C, Curitiba 11°C, São Paulo 12°C, Rio de Janeiro em 19°C e Belo Horizonte chega a fazer 24°C.
A previsão indica que o restante da semana continuará frio, com um leve aumento nas temperaturas, caracterizando esta como a onda de frio mais intensa do ano até agora.

Geadas já vêm sendo registradas no centro-sul do Brasil, especialmente na Região Sul. Na próxima semana, há previsão de geadas mais abrangentes que podem afetar também partes do Sudeste até quarta-feira, 14 de agosto.
Áreas sob alerta incluem:
- Todo o Rio Grande do Sul,
- Grande parte de Santa Catarina (exceto a faixa leste ao norte de Florianópolis),
- Oeste, sul e leste do Paraná,
- Sul de Minas Gerais,
- Regiões ao redor da Serra da Mantiqueira em São Paulo.