Família

Nômades

Entre Campinas, Granja Viana e Vinhedo, o lugar preferido desta família é mesmo a estrada, seja de carro ou de bicicleta

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Ele nasceu em Botucatu, ela em São Paulo. Moram em Campinas e passam os finais de semana na Granja Viana (bairro em Cotia, próximo à capital). Agora, estão construindo uma casa em Vinhedo, mas que já pensam em vender. Bruno, Marina e os filhos Barbara, de 12 anos, e Theo, de 3, vivem na estrada e adoram. O pai costuma ir de bicicleta de São Paulo a Santos, mas sozinho. Em família, fazem viagens de carro, como a do ano passado, em que foram para o Chile. Até a avó, Elis, foi junto. 

Aliás, foi ela quem cuidou da Barbara até os 4 anos, já que a Marina ficou grávida cedo, aos 19 anos, enquanto ainda estava na faculdade e fazia estágio. Preferiu se dedicar à carreira nesse período e acabou não vendo os grandes passos da filha. 

Quando Barbara tinha 4 anos, o casal decidiu morar junto e a família ficou unida – em Campinas. Em 2013, Marina e Bruno comemoraram 18 anos juntos. “Ele foi meu primeiro namorado”, conta ela. “Minhas amigas perguntam o segredo, mas eu não sei”, brinca. 

Anúncio

FECHAR

Eles não pretendiam ter mais filhos, até que Marina se viu grávida novamente, de Theodoro. Dessa vez, quis fazer diferente e, para acompanhar o crescimento do filho, parou de trabalhar. “Foi bom, mas não deu muito certo”, conta. Para ela, trabalho e filhos têm que andar juntos, então voltou ao escritório e deu um jeito de fazer seus horários. Ela e o Bruno se organizaram de forma que não tem tarefa de mãe e tarefa de pai, todo mundo faz tudo. Quando ela precisa viajar, ele toma conta das crianças. E vice-versa. Os avós ajudam bastante também. 

Mesmo a casa oficial da família sendo em Campinas, muitos clientes ficam em São Paulo, então eles passam metade da semana em cada cidade. As crianças estudam em Campinas e só vão para a Granja Viana aos fins de semana. “A gente faz o contrário da maioria das famílias, que vão para o interior no final de semana. Como em Campinas moramos em apartamento, é aqui na Granja que eles podem correr, brincar”, conta ela. E a casa é mesmo uma delícia, com rede, balanço, piscina, gato e tartaruga.

Jogo rápido 

Menino X menina

“A diferença entre criar um e outro é muito grande. O Theo é básico, não precisa de muita coisa. A Barbara tem dilemas… Menino é mais objetivo.”

Gravidez

“Descobri que estava grávida da Barbara com quase quatro meses. A gente tinha uma gaveta de remédios em casa, onde ficavam os comprimidos de todos. De repente, comecei a ter pressão baixa e minha mãe voltou a menstruar: tínhamos trocado minha pílula anticoncepcional com o remédio para pressão alta dela.”

Casamento

“Quando a gente foi morar junto, a Barbara já tinha 4 anos. Em 2011 (o Theo já tinha nascido), a gente resolveu casar no cartório e meu pai deu a lua de mel de presente. As crianças ficaram com a avó.”

Asma

“Descobrimos que o Theo tem asma no Carnaval deste ano, quando teve a primeira crise. Ele faz um tratamento, toma injeção toda semana. Agora já não reclama mais, mas no começo achei que não fosse aguentar.”

Trabalho

Marina e Bruno trabalham juntos na confecção que montaram. Ela procura fazer home office sempre que possível e concilia o trabalho com o blog sobre moda

www.petitninos.com

Viagens

Além de viver na estrada, no eixo Campinas-São Paulo, a família faz muitas viagens internacionais e acabou de voltar da Irlanda. Bruno curte uma estrada até de bicicleta – costuma ir de São Paulo a Santos pedalando.