Família

Nhoque da fortuna

Aprenda a fazer três deliciosas receitas de nhoque

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Uma tradição que começou por volta do século IV ensina que todo dia 29 de cada mês você deve colocar notas ou moedas embaixo do prato e comer sete bolinhas de nhoque fazendo um pedido para cada uma delas. Isso atrairia a fortuna e sorte para o ano inteiro. Reza a lenda que num dia 29 de dezembro, uma família simples de um vilarejo na Itália acolheu um andarilho faminto em sua casa. A família era bem simples e tinha pouca comida e mesmo assim dividiu com o homem, por isso cada um teve direito a comer sete pedaços da massa. No fim da refeição, a família descobriu que o andarilho era, na verdade, São Pantaleão, que ao ir embora deixou moedas de ouro embaixo de cada prato. Acreditando ou não, comer ou servir um belo prato de nhoque não é nenhum sacrifício. Por isso, selecionamos algumas receitas que além de deliciosas são nutritivas.

Nhoque de mandioquinha com ragu de fraldinha

Anúncio

FECHAR

Do livro: o que fazer para meu filho comer bem? Textos e receitas: Dedo de Moça e Dedinho de moça. Ed. DBA

Ingredientes

600g de mandioquinha lavada e descascada, cortada em cubos grandes

1 colher (sopa) de manteiga (azeite de oliva ou óleo de canola)

1 gema

50g de queijo parmesão ralado

1 xícara (chá) de farinha de trigo

2 colheres (sopa) de óleo de canola

500g de fraldinha, sem gordura cortada em cubos grandes

1 colher (sopa) de azeite de oliva extra virgem

½ cebola em cubos pequenos

½ dente de alho picado

1/3 xícara de cenoura em cubos pequenos

1/3 xícara de salsão em cubos pequenos

1 lata de tomate pelado

1 colher (chá) de cebolinha picada

Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada ralada na hora

Como fazer

Numa panela com água e sal, cozinhe a mandioquinha até que fique macia. Despreze a água e esprema a mandioca ainda quente. Espere a mandioquinha esfriar completamente. Se preferir, leve-a á geladeira para adiantar. Tempere a mandioquinha com noz-moscada e sal, misture a manteiga, a gema e o queijo ralado. Junte a farinha aos poucos, até dar o ponto de enrolar os nhoques.

Enrole a massa como se fossem grandes minhocas e depois corte em pequenos cilindros. Cozinhe os nhoques em água fervente com sal até que eles subam à superfície. Retire-os da água e vá arrumando-os numa assadeira com um pouco de azeite para não grudarem uns aos outros. Reserve.

Aqueça bem uma panela de pressão e coloque o óleo de canola. Quando a panela estiver bem quente, sele a fraldinha até que fique moreninha, Retire a carne da panela e reserve.

Na mesma panela, junte 1 colher (sopa) de azeite e refogue a cebola, o alho, a cenoura e o salsão.

Coloque a carne de volta na panela e adicione o tomate e seu suco e mais ½ xícara de água. Deixe cozinhar por uns 40 minutos na pressão, até a carne estar desmanchando-se. Espere que a panela esfrie para então abri-la.

Sirva o nhoque com o ragu de fraldinha por cima, salpicado com a cebolinha.

 

Nhoque de espinafre

Do livro: Pequeno Gourmet – Guia Alimentar Infantojuvenil, de Graça Gabriel. Ed. Íthala.

Ingredientes

1 maço de espinafre (só as folhas)

2 batatas grandes

1 gema

1 xícara (chá) de farinha de trigo

1 colher (café) rasa de sal

Como fazer

Cozinhe o espinafre e as batatas com um pouco de água e sal. Depois, bata as folhas cozidas no liquidificador com um pouco de água usada para o cozimento, até que fique na consistência de uma pasta mole. Amasse bem as batatas e misture ao espinafre. Acrescente a gela e, aos poucos, a farinha de trigo, até obter uma massa homogênea. Faça os rolinhos e cozinhe em água fervendo. Depois, coe a massa e sirva com um pouco de caldo de carne ou frango.

Nhoque de batata ao molho de tomate e pecorino trufado

Dica de Jefferson Rueda, do restaurante Attimo

Ingredientes para massa

1kg de batata cozida

20g de manteiga

60g de parmesão

30g de sal

Noz-moscada a gosto

2 gemas

250g de farinha de trigo

Ingredientes molho

½ litro de molho sugo

100g de manteiga

100g de parmesão

Açúcar a gosto

Sal a gosto

Queijo pecorino

Como fazer massa

Descansar a batata, cozinhar em água quente e depois, amassá-lo formando um purê. Misturar com o restante dos ingredientes (menos a farinha) e refrigerar por uma hora Depois de gelado adicionar a farinha de trigo e misturar com as mãos. Faça as minhocas com a massa, enrolando com as mãos, e corte o nhoque em pequenos cubos. Dica: marque levemente os cubos de nhoque com a ponta de um garfo. Isso ajuda na absorção do molho e ganha mais sabor.

Como fazer molho

Reduzir o tomate a 1/3 do volume e acrescentar o parmesão e a manteiga. Bata tudo no liquidificador. Corrija o sal e a acidez com açúcar a gosto.

Finalização: Coloque o nhoque em agua fervente por 1 minuto. Derreta uma colher farta de manteiga na frigideira e passe o nhoque na manteiga antes de servir no prato. Sirva o molho sobre o nhoque e rale o queijo pecorino trufado por cima.