Família

Neste semestre! Brasil vai receber 10 milhões de doses da vacina de Oxford, após decisão da OMS

Unsplash

Publicado em 17/02/2021, às 06h36 - Atualizado às 06h37 por Isabel Martins


Compartilhe:


A Organização Mundial de Saúde (OMS) aprovou no dia 15 de fevereiro o uso emergencial da vacina Oxford/AstraZeneca para o mundo inteiro. O Brasil deve receber 10,6 milhões de doses ainda neste semestre, pelo consórcio Covax. A estimativa foi feita, depois que a OMS publicou a decisão.

Essa ação permite que, na prática, as vacinas sejam distribuídas pelo programa Covax Facility, uma iniciativa da OMS para ajudar países em desenvolvimento a terem um acesso mais rápido e equitativo ao imunizante contra a Covid-19.  Durante uma coletiva, o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde,  Tedros Adhanom Ghebreyesus disse que: ““Hoje é um dia pra renovarmos a esperança no controle da pandemia. A OMS autorizou o uso emergencial das duas versões da vacina da Oxford AtraZeneca, dando sinal verde para que a vacinação comece mundialmente pelo Covax”.

(Foto: Unsplash)

As vacinas aprovadas para uso emergencial estão sendo produzidas em diferentes locais: uma delas fabricada pela AstraZeneca-SKBio na Coréia do Sul e a outra pelo  Instituto Serum, na Índia. “Elas são produzidas em locais diferentes e por isso precisam de revisões e aprovações separadas. A autorização de uso emergencial da OMS avalia e garante a qualidade, eficácia, segurança das vacinas para covid-19 e é um pré-requisito para que essas vacinas sejam distribuídas pelo Covax”, falou Tedros Adhanom.

Sobre uma distribuição mais rápida, o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde contou que: “Temos agora todas as ferramentas para a distribuição rápida das vacinas. Mas ainda precisamos aumentar a produção e continuamos a pedir aos desenvolvedores de vacinas que enviem seus dossiês a OMS para a revisão, ao mesmo tempo em que enviam para os países de alta renda”.

Até então, a OMS só tinha aprovado o uso emergencial da vacina Pfizer/BioNTech, a autorização para o uso da vacina AstraZeneca ocorreu quatro semanas após eles terem recebido um dossiê com os estudos completos sobre o imunizantes e alguns planos de gestão de risco e adequação da cadeia de refrigeração dos fabricantes da vacina.


Palavras-chave
Família Saúde Mãe filhos pai vacina coronavírus covid-19 pandemia aprovação vacina

Leia também

Família

Pai de Henry Borel compartilha vídeo da filha indo para casa: "Novo começo"

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Jogador diz que foi amante de Viviane Araújo enquanto ela era casada com Belo: "A coitadinha"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Modelo que estaria grávida de Neymar mostra ultrassom da filha pela primeira vez

Família

Após descolorir sobrancelha, Isis Valverde volta a mudar visual: "Começando mais uma jornada"

Família

Filha recém-nascida de Fernanda Paes Leme ganha joia luxuosa de Giovanna Lancellotti