Família

Natal e Ano Novo: saiba como evitar o coronavírus nessas comemorações

Getty Images

Publicado em 08/12/2020, às 08h44 - Atualizado às 09h17 por Helena Leite


Compartilhe:


O fim do ano está se aproximando e com ele as clássicas festas de Natal e Ano Novo. As comemorações deste ano, no entanto, chegaram acompanhadas de um agravante nada convencional: o coronavírus. Em alguns países ao redor do mundo, onde os números de casos e óbitos voltaram a alcançar números preocupantes, as orientações têm sido para que as pessoas refaçam os planos de Natal e Réveillon, evitando a reunião de grandes grupos em residências. Aqui no Brasil, as autoridades ainda não se manifestaram quanto as festas de fim de ano, mas caso você opte por comemorar, é preciso ficar atento e tomar os cuidados necessários para que todos da família permaneçam seguros.

As festas desse ano precisarão ser readaptadas (Foto: Getty Images)

José David Urbaez, infectologista do Laboratório Exame e diretor científico da Sociedade de Infectologia do DF, contou ao portal Metrópoles que é preciso reiterar o alto crescimento dos casos no Brasil e levar isso em conta na hora de planejar as festas de fim de ano. “Uma pessoa querida que possa vir a se infectar e que tenha um desfecho grave, inclusive um óbito, não vale a pena para a família. Nós, da infectologia e da epidemiologia, temos repetido incessantemente que não é o momento de comemorações”, apontou.

Esquenta Black Friday

A Black Friday da Amazon está chegando! Para conferir os produtos que já estão com descontos incríveis em todas as categorias do site, clique AQUI! Você ainda pode ter frete grátis e promoções exclusivas ao se tornar um membro Prime! A assinatura é de apenas R$ 9,90 por mês e também garante entrega mais rápida, acesso a filmes, séries e desenhos animados. Inscreva-se e ganhe 30 dias grátis CLICANDO AQUI.

É possível comemorar em segurança (Foto: reprodução/ Getty Images)

Ao mesmo site, a infectologista Ana Helena Germoglio, do Hospital Águas Claras, pontuou que, para garantir a segurança de todos, seria necessário que todos os convidados usassem máscaras e respeitassem o distanciamento social entre si. Apesar dessa realidade ser pouco provável quando falamos de uma reunião com amigos e familiares. “As pessoas acham que, pelo fato de estarem em família, estão protegidas, mas não estão. Elas têm a mesma probabilidade de pegar o vírus que teriam se estivessem em outro local”, pondera.

Para te ajudar nesse momento, a médica fez uma lista de cuidados a serem tomados, confira:

– Restringir a quantidade de pessoas no encontro, formando pequenos grupos. Não existe um número mágico que represente segurança. O ideal é que apenas pessoas que já habitualmente convivem estejam juntas;

– Preservar o distanciamento de, pelo menos, 1,5 metro, principalmente, se existirem idosos ou pessoas de grupos de risco no local;

– Evitar reuniões familiares em torno de idosos e pessoas que pertençam a grupos de risco;

– Higienizar as mãos constantemente, antes e depois da troca de presentes e da refeição compartilhada;

– Fazer a comemoração em ambientes abertos, que tenham ventilação natural;

– Retirar a máscara somente no momento de comer e, mesmo assim, mantendo o distanciamento.

Seminário Internacional Pais&Filhos

O 10º Seminário Internacional Pais&Filhos – Quem Ama Cria está chegando! Ele vai acontecer no dia 1 de dezembro, com oito horas seguidas de live, em formato completamente online e grátis. E tem mais: você pode participar do sorteio e ganhar prêmios incríveis. Para se inscrever para os sorteios, ver a programação completa e assistir ao Seminário no dia, clique aqui!


Palavras-chave
Família Saúde pfnoinsta Natal ano novo coronavírus covid-19 Réveillon fim de ano Festas

Leia também

Família

Esposa de Radamés Furlan sofre ataques após ex-jogador assumir ter sido amante de Viviane Araújo

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Após 3 anos o hospital, bebê que nasceu com intestino para fora do corpo recebe alta

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos