Família

Nasce filho de Seu Jorge, mas cantor é impedido de registrá-lo em cartório por conta do nome

Karina Barbieri anuncia primeiro filho com Seu Jorge: “Nosso amor tem mais um alicerce”

Publicado em 23/01/2023, às 16h02 - Atualizado em 30/01/2023, às 14h53 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Neste final de semana, nasceu o filho do cantor Seu Jorge, o bebê é fruto do relacionamento do artista com a terapeuta Karina Barbieri. Ambos já tinham revelado que o nome do bebê seria ‘Samba’, mas o cartório não permitiu o registro.

O bebê nasceu em São Paulo, na Maternidade São Luiz Star. Nesta segunda-feira, 23 de janeiro, o casal esteve no 28º Cartório do Jardim Paulista, em São Paulo, para tentar registrar o bebê com o nome escolhido por eles; ao chegarem lá, receberam a notícia de que não poderiam colocar ‘Samba’.

Karina Barbieri anuncia primeiro filho com Seu Jorge: “Nosso amor tem mais um alicerce”

De acordo com o portal Bandeirantes, para solucionar o problema, os advogados do cantor foram chamados para fazer, de maneiras legais, com que o desejo dos pais de nomear o menino de ‘Samba’ fosse realizado.

Ainda não se sabe se foi possível colocar tal nome no bebê. Entenda o motivo de existirem nomes que não são aceitos no Brasil!

Nomes proibidos no Brasil: veja lista de termos que os pais não podem usar para batizar os filhos

Todos nós conhecemos ou já ouvimos falar de nomes diferentes e até mesmo estranhos, mas tudo tem limite – inclusive a imaginação de pais que querem inovar no nome dos filhos. Alguns termos realmente não são aceitos pelos cartórios brasileiros, e existe até uma lei que garante a proibição.

A lei federal 6.015, em vigor desde 1973, tem no artigo 5º, a informação que o oficial de registro pode intervir e se negar a registrar um nome, caso ele ache que o termo escolhido pelos pais poderá causar constrangimentos para o filho no futuro.

A situação, no entanto, não é tão simples. Caso ache inadequado, o escrivão do cartório pode questionar a escolha do nome e apresentar outras opções. Se não houver acordo por parte dos pais, o profissional pode rejeitar o registro. Os pais ainda podem recorrer da decisão, que será decidida por um juiz.

Apesar de existirem diversas listas que circulam nas redes sociais de nomes que são “proibidos”, elas não são totalmente válidas, já que a decisão é tomada de acordo com o escrivão de cada caso, no cartório.

Nomes não permitidos no Brasil (Foto: Pexels/ Polina Zimmerman)

Para se ter ideia de alguns nomes que não são aprovados em cartórios brasileiros, é possível se basear na plataforma de cadastro para novos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Ela não aceita todos os nomes que são escritos lá. São cerca de 678 palavras que são vetadas pelo sistema. A maioria são pornográficos ou de significados pejorativos.

Na lista de nomes proibidos pelo SUS, podemos encontrar ideias criativas como:

Na internet ainda circulam listas de nomes que já tentaram colocar em crianças mas não foram aceitos. A lista é longa e podemos encontrar nomes como: Abc Lopes, Açafrão Fagundes, Um Dois Três de Oliveira Quatro e Janeiro Fevereiro de Março Abril.

Tag urself pic.twitter.com/32EMUDdFYj

— tsuka (@fdsofsdifjid) January 5, 2023

Sem chances! Conheça a lista de nomes proibidos em países ao redor do mundo

Quando se descobre uma gravidez, um grande desafio é escolher o nome do bebê. Nessa hora, os pais podem ser criativos ou optar por nomes mais comuns e tradicionais. É muito comum pensar que vale tudo na hora de definir como chamar seu filho, mas isso não necessariamente é verdade! Você sabia que em alguns países do mundo existe uma lista de nomes proibidos? Isso significa que, nestes locais, os pais são proibidos por lei de chamar seu filho com certas palavras específicas.

A lista de proibições costuma vir por um único motivo: evitar constranger as crianças. Ou seja, as leis desses países reconheceram que esses nomes podem fazer mal às pessoas e decidiram basicamente bani-los de vez!

Conheça a lista de nomes proibidos em países ao redor do mundo (Foto: reprodução Getty)

Isso acontece em vários países, como: Inglaterra, Austrália, Estados Unidos, Arábia Saudita, Portugal, França, entre outros. Já aqui no Brasil, não temos uma lei desse tipo. Apesar disso, existe uma lei que permite que os funcionários de cartórios recusem alguns nomes estranhos que os pais queiram dar aos filhos na hora do registro. Confira a lista de nomes banidos em alguns países:

Inglaterra

Austrália

Estados Unidos

Arábia Saudita

Portugal

França

México

Quem é seu filho na hora de abrir o presente? Vem ver o vídeo do projeto #RirEBrincarÉSóComeçar e conta pra gente!


Palavras-chave
Família Notícias Gravidez Maternidade Mãe homenagem Famosos pai filho seu jorge nome do filho de seu jorge seu jorge não consegue nomear o filho

Leia também

Família

Mãe busca filha gêmea perdida há 5 dias após barco virar no RS: "Só paro com você no meu colo"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Família

Virginia posta foto beijando na boca da filha e gera críticas: "Não tenho como te defender"

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Família

37 perguntas divertidas para iniciar uma conversa com seu filho

Família

Madonna faz doação grandiosa para vítimas do Rio Grande do Sul e valor impressiona