Família

Mulher de 60 anos entra em universidade pública após 36 anos tentando: “Não desisti do meu sonho”

Arquivo Pessoal/ Reprodução/ G1

Publicado em 07/08/2021, às 17h27 por Luiza Fernandes


Compartilhe:


Sonho realizado! Ana Maria Cabral, aos 60 anos, foi aprovada no curso de pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão. Mãe de 3 filhos e casada há 13 anos, Ana contou ao G1 que foram 36 anos tentando ingressar na faculdade – e que o apoio da família nesse processo foi fundamental.

“Eu tenho 60 anos. Tenho três filhos, vivo uma união estável há 13 anos. No ano passado, meu filho fez a inscrição para o vestibular da UEMA. Minha rotina de estudo sempre foi pegando livro em casa, respondendo textos, lendo obras. Mas fazia quando conseguia, às vezes faltava tempo. Já aconteceu de eu estudar e acabar dormindo em cima do livro”, relembra. O resultado que mostrou que ela havia entrado para a turma de pedagogia no dia 5 de agosto foi a verdadeira realização de um sonho.

“Tive a sorte de receber muito incentivo da minha família. Eu não desisti do meu sonho. No dia da prova, eu cheguei em cima da hora. Errei a sala, cheguei uns três minutos antes da prova começar. Mas não achava que eu tivesse ido bem, mas quando meu filho me falou [do resultado], pareceu a melhor notícia do mundo”, emocionou-se a futura pedagoga.

Antes do sonho de ser professora, Ana se envolveu com a área da saúde – mais especificamente, aceitou um emprego na área da enfermagem. Contudo, foi em 2021 que ela embarcou no incentivo do único filho com formação superior para encarar de vez a vontade de lecionar.

Ela sempre sonhou em estudar pedagogia (Foto: Arquivo Pessoal/ Reprodução/ G1)

“O curso de Pedagogia sempre foi um curso que eu desejei fazer, porque desde muito cedo eu gosto de ensinar. Isso fez com que eu optasse pelo curso. Foi maravilhoso, eu não sabia se eu chorava, gritava, pulava, foi muito bom. É impressionante como a vida da gente muda de um dia para o outro. Minhas expectativas são as melhores possíveis, eu quero me esforçar pra ser uma das melhores alunas da turma”, declarou ainda.

Enfim, Ana aproveita para incentivar jovens, adultos e idosos que estão atrasando a vontade de estudar aquilo que amam. “O conselho que eu quero dar para quem ainda não fez faculdade porque acha que já passou o tempo, ou porque não tem apoio de ninguém, eu falo para buscar apoio em Jesus, porque Ele pode tudo. Busque apoio em quem lhe dá incentivo. Mesmo se parecer impossível, continue, insista. Se eu não tivesse passado dessa vez, mesmo com 60 anos, eu iria tentar. Se fosse pra eu passar com 70 anos, eu ia passar, mas não ia desistir”, comentou.


Palavras-chave
Comportamento Família pfnoinsta relato estudo exemplo universidade dedicação

Leia também

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Família

Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”

Família

Daiana Garbin posta vídeo engraçado da filha Lua e Tiago Leifert cai na gargalhada

Família

Filha de Anderson Leonardo, do Molejo, faz homenagem: "Não me ensinou a viver sem você"

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha