Família

Menino que nasceu sem os braços se torna campeão de surfe e família comemora: “Um guerreiro”

Reprodução/ G1/ Maria Eduarda Nascimento

Publicado em 21/05/2021, às 12h01 por Luiza Fernandes


Compartilhe:


Richard Petterson Dias tem 18 anos e já é destaque do surfe em Itanhaém, no litoral de São Paulo. Nascido sem os dois braços, o atleta contou ao portal G1 que já praticou judô, capoeira, anda de skate e até já foi campeão de jiu-jitsu. Contudo, o sonho do menino está agora nos mares – e Richard já é destaque do surfe!

“Meu amigo falou: ‘vamos fazer um surfe?’. Bateu aquele medo na hora, mas eu fiz uma aula, duas, e continuo até hoje”, comentou sobre o início no esporte. Richard ainda relata que depois de muito treino, conseguiu pegar o ritmo das ondas, “Tive mais dificuldade nas pranchas para ‘dropar’ na onda, mas fui aperfeiçoando, aprendi a treinar e competir”, declarou. 

Apenas um mês depois de iniciar a prática do surfe, Richard já garantiu o primeiro lugar em um campeonato. E, ainda em entrevista, desabafou sobre este ser o primeiro passo para uma carreira que têm bastante vontade de seguir, “Me incentiva, faz eu continuar em pé e a buscar os meus objetivos. Foi gratificante, uma experiência muito boa. Agora, o negócio é treinar forte e ir para o próximo campeonato”, completou.

A mãe de Richard, Érica, destacou a determinação que sempre enxergou no filho – mesmo com os problemas. “Eu fico muito orgulhosa, porque é uma superação, ele é guerreiro, vai atrás das coisas”. Com essa determinação, a mãe ainda relatou que deseja muita felicidade para o filho, “Espero que ele tenha um futuro e realize todos os sonhos”.

Os instrutores de Richard se impressionaram com a sua determinação em cima da prancha (Foto: Reprodução/ G1/ Maria Eduarda Nascimento)

Os instrutores do menino também se mostraram muito orgulhosos da trajetória de Richard, desde o seu ingresso na prática do surfe. Ele contaram também ao G1 sobre a adaptação dos treinos à condição do menino – que em nenhum momento se desanimou em aprender a surfar:

“É satisfatório levar esse menino para surfar, dá para ver no olho dele a garra, a força de vontade, e isso anima a gente que é professor”, declarou Hiego Gomes sobre a experiência de ser professor e treinador de Richard. Gabriela Rodrigues, outra responsável pelos treinos do surfista, se mostrou cada vez mais surpreendida pelas habilidades do menino, “É impressionante ver a garra dele, a gente fica sempre atento, mas ele é do mar, bem evoluído!”, finalizou.

11º Seminário Internacional Pais&Filhos – A Sua Realidade

Está chegando! O 11º Seminário Internacional Pais&Filhos vai acontecer no dia 1 de junho, com oito horas seguidas de live, em formato completamente online e grátis. E tem mais: você pode participar dos sorteios e ganhar prêmios incríveis. Para se inscrever para os sorteios, ver a programação completa e assistir ao Seminário no dia, clique aqui!


Palavras-chave
Comportamento Família Esporte relato superação

Leia também

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Família

Maira Cardi defende pastor que relatou ter beijado a boca da filha para ser “1º homem dela"

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Família

Filhos de Madonna pretendem interditar a cantora por ‘agir como se ainda tivesse 20 anos’