Família

Menino de 5 anos luta contra doença rara que faz o corpo degenerar

Reprodução/ G1 / Arquivo pessoal

Publicado em 23/08/2021, às 08h03 - Atualizado às 08h07 por Sandra Lacerda


Compartilhe:


Aos 3 anos de idade, o menino Davi Ramos Civeira já havia sido diagnosticado com Distrofia Muscular de Duchenne (DMD), uma doença rara, sem cura e degenerativa, que enfraquece a musculatura. Hoje, com 5 anos, ele enfrenta o difícil quadro de saúde e a família tenta fazer de tudo para desacelerar os efeitos causados pela doença.

Davi foi diagnosticado com Distrofia Muscular de Duchenne  (Foto: Reprodução/ G1 / Arquivo pessoal)

Moradores do litoral de Santos, em São Paulo, a família investe em tratamentos avançados. Em entrevista ao portal G1, a mãe Pâmela Ramos, de 35 anos, contou: “Ele começou a andar com 1 ano e 4 meses, e desde então reparávamos que ele andava rebolando, com o quadril mesmo, mas achávamos que era algo característico dele. Outra coisa é que ele sempre teve as panturrilhas bem gordinhas, mas achávamos comum”.

Em 2018 Davi caiu da cama e torceu o pé. Ele precisou ficar imobilizado por 15 dias, e quando retirou a tala, parou de andar. A partir disso, os médicos começaram a desconfiar da doença. A mãe falou: “Ele passou meio mês sem andar, colocava o pé no chão, mas chorava. Quando voltou a caminhar, notamos que ele não subia mais degraus, nem escada, não pulava e não levantava do chão sozinho. Ele não fazia quase nada”.

Pâmela também começou a notar que o filho não conseguia andar mais do que uma quadra sem se cansar. Após passar por alguns especialistas, relatando as dificuldades motoras de Davi, a mãe recebeu o diagnóstico. Ela desabafou: “Não é fácil. Em um primeiro momento, seu mundo se abre, você fica assustado diante do diagnóstico, sem saber o caminho que deve seguir”. Desde então, o menino faz um tratamento para retardar a degeneração causada pela doença, que ocasiona a perda dos movimentos e afeta a musculatura respiratória e cardíaca, podendo levar a criança a óbito.

Davi passa por acompanhamento com vários especialistas (Foto: Reprodução/ G1 / Arquivo pessoal)

Davi passa por acompanhamento com uma equipe especializada formada por vários profissionais da saúde, dentre eles: médico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional. Pâmela contou: “Os meninos com Duchenne perdem a capacidade de andar em torno dos 10 anos. Então, o que tentamos fazer com a fisioterapia é retardar esse processo. Se a expectativa é de que ele pare de andar aos 10, vamos tentar que ele chegue aos 12”.

A criança precisou começar a fazer fisioterapia respiratória pois não está oxigenando corretamente durante o sono. De acordo com os estudos sobre a doença, isso deveria ocorrer apenas quando o garoto fosse mais velho. Sobre essa situação, a mãe comentou: “Essa doença é uma caixinha de surpresas, não sabemos o dia de amanhã. Não sabemos se vamos perdê-lo. Tentamos não pensar nisso. Diagnóstico não é sentença”.

Mais sobre a Distrofia Muscular de Duchenne

Ao G1, a fisioterapeuta Vivian Vargas explicou que essa é uma doença muito rara, não tem cura e é genética, ligada ao cromossomo X da mulher. Apenas o filho homem manifesta a DDM, as filhas mulheres são portadoras e, dessa forma, podem ter filhos com a distrofia.

Vivian relatou: “A criança já nasce com ela, mas não é no nascimento que se manifesta”. De acordo com a fisioterapeuta, a falta de uma proteína essencial para a integridade do músculo faz com que o tecido se degenere aos poucos. A criança demora um pouco a andar- entre 2 e 4 anos- cai muito. Alguns anos depois, deixa de correr, subir escadas, pular, e aos 12, normalmente, para de andar de fato.

Quanto antes a criança for diagnosticada, melhor será a qualidade de vida, e ela andará por mais tempo. Como a doença ser progressiva, aos poucos a criança vai perdendo a força dos movimentos- começando pela parte das pernas, quadris e glúteos. A musculatura respiratória e cardíaca também fica comprometida, o que pode levar a criança a óbito. É por isso que a fisioterapia e a especialização dos profissionais é essencial no atendimento de distróficos.

Pâmela disse: “A nossa luta é para que ele tenha os melhores profissionais. O que eu tiver que fazer, eu vou fazer”. Apesar de toda a luta, a mãe diz que Davi é uma criança alegre. Ela contou: “Nunca vemos o Davi chorar. Ele entende que tem a doença, mas ele não se entristece com isso. Quem se esconde para chorar somos nós. Ele é cheio de vida, de alegria”.


Palavras-chave
Família menino doença filho médico doença rara especialistas fisioterapeuta

Leia também

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"