Família

Menino de 2 anos com síndrome rara comemora aniversário com alta no hospital: “Presente de vida”

Publicado em 28/01/2019, às 13h35 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h37 por Izabel Gimenez


Compartilhe:


Miguel Vasconcellos enfrentou uma cirurgia nos primeiros dias de vida, por conta de um problema chamado atresia de duodeno, isto é, malformação do desenvolvimento do intestino. A operação foi bem sucedida e por um ano e meio não houveram complicações. Até o dia em que ele foi internado por um quadro de virose que, mais tarde, foi diagnosticado como infecção generalizada (septicemia).

Miguel quase foi submetido a uma traqueostomia e quimioterapia, por conta da falta de conhecimento do possível diagnóstico. Segundo Adriele Vasconcellos, mãe do Miguel, “Os médicos não davam nada para ele. Nunca haviam cuidado de uma criança com o intestino curto, então achavam que aquilo era nossa realidade, que agora eu tinha que aceitar ele desnutrido, magro e sem respirar direito”.

Felizmente, uma das médicas que estava acompanhando o garoto conheceu a Dra. Maria Paula Coelho, especialista do PATII – Programa Avançado de Tratamento da Insuficiência Intestinal, núcleo do Centro de Excelência do Sabará Hospital Infantil. “Foi uma luz no fim do túnel! Descobrimos que existia alguém que conhecia sobre o problema do Miguel e era especialista nesse diagnóstico”, relembrou Adriele.

Miguel deu início ao tratamento e a evolução ficou cada vez mais evidente. O processo durou cerca de 4 meses e ele passou por inúmeras intercorrências e três cirurgias em apenas 15 dias. Segundo a Dra. Maria Paula, “a maioria das crianças nesta situação depende de suporte nutricional através da veia, chamado de nutrição parenteral. O cuidado é complexo e necessita de equipe multidisciplinar pediátrica, com foco em Reabilitação Intestinal, para planejar um tratamento individualizado e ajustado ao caso de cada paciente”.

 “Estamos muito felizes!”, comemora a mãe. “Prestes a completar três anos, o Miguel ganhou um presente de vida, ele vai embora para casa sem cateter, sem nenhuma medicação na veia. Gratidão à Dra. Maria Paula, ela é um anjo nas nossas vidas.”

Leia também: 

Foto mostra mãe segurando intestino fora do corpo depois que a cicatriz da cesárea rompeu 

Super-heróis aparecem nas janelas do Hospital Infantil Sabará 

Sabará reúne médicos e especialistas para comemorar o Dia do Pediatra   


Palavras-chave
Família Saúde Criança Aconteceu comigo

Leia também

Preço baixo

Oferta Relâmpago: desconto de 48% no Galaxy Watch6 da Samsung

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas