Família

Médica leva grávida à óbito ao fazer cesária alcoolizada e é condenada

Getty Images

Publicado em 13/11/2020, às 14h39 - Atualizado às 14h41 por Maria Laura Saraiva


Compartilhe:


Uma médica belga foi condenada à prisão na última quinta-feira, 12 de novembro, por realizar um parto alcoolizada e causar a morte da gestante. O caso aconteceu em setembro de 2014, em Orthez, uma região da França, quando Helga Wauters precisou realizar uma cesária de emergência em Xyntia Hawke, de 28 anos. A anestesista ficará detida por três anos no país e não poderá voltar a exercer a profissão.

O caso aconteceu na França (Foto: Getty Images)

De acordo com a BBC, Xyntia já havia recebido a anestesia epidural quando surgiram as primeiras complicações do parto e a equipe do hospital precisou iniciar uma cesárea. No momento, ao invés de intubar as vias respiratórias da grávida, Helga acabou intubando a via digestiva, deixando a jovem sem oxigênio.

A mulher acabou não resistindo ao sufocamento, mas o bebê passa bem. Em depoimento à equipe de investigação, a anestesista confessou que havia bebido vodka com água e vinho, “como todos os dias de manhã”, antes de ser chamada para a cesária. Outros funcionários do hospital relataram que Wauters cheirava a álcool e estava claramente embriagada no momento.

A médica tem 51 anos (Foto: Reprodução / Twitter @FB_BearnBigorre)

A médica sofre com alcoolismo, segundo os investigadores.No exame feito após o acidente o teor de álcool no sangue da belga era de 2,38 gramas por litro, o equivalente a dez taças de vinho. Além disso, na sua casa foram encontradas caixas cheias de garrafas de bebidas. Helga estava no emprego há cerca de duas semanas quando o caso aconteceu e terá que pagar cerca de 1,4 milhões de euros para a família da vítima.

“Reconheço agora que meu vício era incompatível com meu trabalho”, disse Wauters durante uma audiência, de acordo com a agência de notícias AFP. “Vou lamentar essa morte minha vida inteira”, finalizou.

10º Seminário Internacional Pais&Filhos

O 10º Seminário Internacional Pais&Filhos – Quem Ama Cria está chegando! Ele vai acontecer no dia 1 de dezembro, com oito horas seguidas de live, em formato completamente online e grátis. E tem mais: você pode participar do sorteio e ganhar prêmios incríveis. Para se inscrever para os sorteios, ver a programação completa e assistir ao Seminário no dia, cliqueaqui!


Palavras-chave
Comportamento Saúde Desenvolvimento Gravidez anestesia crime médica epidural

Leia também

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Família

Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bebês

Após 3 anos o hospital, bebê que nasceu com intestino para fora do corpo recebe alta