Família

Me engana que eu gosto

Couve-flor camuflada, cebola escondida e abóbora secreta. Se seu filho olha para o legume e não quer comer, veja como mascarar alguns alimentos

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Yan um menino de 4 anos tem problemas no coração e no pulmão. Ele, assim como outras crianças do documentário Muito Além do Peso, sofre com uma doença que vem crescendo no mundo, a obesidade infantil. No filme, crianças são apresentadas a um mamão e não sabem o nome da fruta, o mesmo acontece com uma abobrinha, pimentão e beterraba. Infelizmente, muita criança não tem qualquer contato com frutas ou legumes que são fundamentais em sua alimentação. Algumas nem foram apresentadas a esses alimentos, outras já descartam sua ingestão só de olhar no prato.

E muitos pais têm dificuldade em fazer a criança comer alguns alimentos, aquele clássico “Olha o aviãozinho!”, às vezes não cola e são necessários outros recursos. Uma das alternativas é camuflar alimentos em receitas suculentas. Claro que o melhor mesmo é mostra para a criança o que ela está comendo e incentivar, mas como nem sempre é possível opte pelas receitas mais saudáveis, as dicas são da PhD em nutrição Barbara Rolls, para a revista Parents.

Anúncio

FECHAR

Macarrão de forno

Conforme os ingredientes desta refeição se misturam, o sabor dos vegetais fica quase imperceptível e as crianças ainda dizem que o sabor se parece com de uma pizza.

Ingredientes

1 ½ xícara de macarrão cotovelo (aquele torcido)

2 xícaras de molho de tomate fresco

200 ml de massa de tomate

2/3 xícara de couve-flor cozida

2/3 xícara de brócolis cozido

2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

2 colheres  (sopa) de creme de leite (opcional)

1 1/3 xícaras de queijo muçarela ligh desfiado

Como fazer

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Em uma panela grande, cozinhe o macarrão de acordo com as instruções da embalagem. Escorra e coloque em uma assadeira de vidro. Misture os tomates frescos, a couve-flor, o brócolis, o molho de tomate, o parmesão e metade da muçarela. Depois de mexer, coloque o resto da muçarela e leve ao forno sem cobrir o refratário, por 25 minutos ou até que esteja gratinado.

 

Bolo delicioso de abobrinha

Vegetais também  formam ótimos bolos, você pode experimentar um como esse com abobrinha ou com cenoura…

Ingredientes

1 2/3 xícara de farinha de trigo

1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio

½ colher (sopa) de sal

¼ colher (sopa) de fermento em pó

¼ colher (sopa) de canela em pó

1 pitada de noz moscada

2 ovos

1 xícara de açúcar

2/3 xícara de óleo de canola

½ colher (sopa) de essência de baunilha

1 abobrinha média picada em tamanhos bem pequenos

Como fazer

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma retangular e reserve. Bata a farinha, o bicarbonato e as especiarias. Reserve.

Em uma travessa separadamente, bata os ovos, adicione o açúcar e bata novamente. Misture o óleo e a baunilha. Então, misture a abobrinha, então acrescente a mistura com a farinha. Misture tudo e coloque na assadeira. Asse por cerca de 25 minutos ou até que o bolo fique dourado. Deixe esfriar antes de servir.

 

Mini almôndegas

Shiu, não conta pra ninguém! Essa receita leva cogumelos e cebolas que ajudam a deixar a refeição ainda mais saborosa.

Ingredientes

250g de cogumelos bem picado

½ xícara de cebola bem picadinha

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

1 ovo

½ xícara de migalhas de pão integral

500g de peito peru cru

1 colher (sopa)  de alho desidratado

Uma pitada de sal

Como fazer

Em uma frigideira média cozinhe os cogumelos e a cebola com uma colher de azeite em fogo médio por aproximadamente 5 minutos ou até que os cogumelos comecem a ficar escuros. Apague o fogo e deixe esfriar um pouco.

Em uma travessa, bata os ovos com um garfo. Misture aos ovos o pão, o peito de peru, o alho e o sal. Acrescente os cogumelos à mistura. Usando uma colher de sorvete ou uma colher de sopa, retire porções pequenas da massa e forme as bolinhas da almôndega – a massa rende de 12 a 15 bolas.

Aqueça o restante do azeite na frigideira que você preparou os cogumelos e cozinhe as almôndegas por aproximadamente 10 minutos ou até que fiquem bem cozidas.