Publicado em 30/08/2024, às 11h22 por Jennifer Detlinger, Editora-chefe | Filha de Lucila e Paulo
Como transformar crianças em adultos conscientes de seus direitos e deveres na sociedade? O livro infantil "MARIBEM: A menina que sonhava ser prefeita", é uma grande ajuda neste desafio ao trazer, de forma simples e lúdica, importantes lições sobre cidadania para o público infantil. A narrativa acompanha a história de Maribem, uma jovem aluna que, em uma atividade escolar, descobre o universo da política e dos direitos e deveres do cidadão.
Escrito por Denise Weinréb, autora e editora com vasta experiência em literatura infantil e oficinas literárias, o livro tem como cenário uma pequena cidade onde, durante uma aula, as crianças são incentivadas a visitar a Prefeitura local e a interagir com o prefeito. Este encontro marca o início de uma reflexão sobre o papel do cidadão, o funcionamento da administração pública e a importância de votar e participar ativamente da vida em sociedade.
Ver essa foto no Instagram
O projeto, que conta com o apoio institucional da ATRICON (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil), visa estimular o conhecimento sobre direitos e deveres desde a infância, reforçando valores como ética, responsabilidade e bem comum. Além disso, a obra é alinhada com marcos importantes, como a Convenção sobre os Direitos da Criança e a Agenda 2030 da ONU, que enfatiza a importância de uma educação inclusiva e de qualidade.
Denise Weinréb traz em "MARIBEM" a mesma sensibilidade e compromisso social que marcaram suas publicações anteriores, como "A Tabuada na Ponta dos Dedos" e "Os 12 mandamentos verdes". Com "MARIBEM: A menina que sonhava ser prefeita", a autora não só cativa os jovens leitores com uma história encantadora, mas também contribui para a formação de adultos conscientes e participativos.
O lançamento do livro reforça a necessidade de discutir cidadania desde cedo, preparando as crianças para compreenderem e participarem de forma mais ativa no futuro da sociedade.
A história passa numa pequena cidade, onde, na escola de ensino fundamental, a professora diz aos alunos que haverá uma atividade diferente e será sobre cidadania. As crianças ficam surpresas. A professora avisa que a próxima aula será na Prefeitura, onde elas poderão fazer perguntas ao prefeito e aí estarão exercendo suas cidadanias. O prefeito responde várias perguntas, fala de orçamento, dos deveres e direitos dos cidadãos. A professora diz que depois da visita todos terão que fazer uma redação com título: Eu e a minha cidade! No dia da apresentação das redações e a professora diz que a melhor redação será escolhida de forma democrática. Todos votam e MARIBEM é a vencedora.
Denise Weinréb estudou em Oficinas Literárias ministradas por Charles Kiefer, Luís Augusto Fischer e Guto Leite. Tem contos publicados nos livros 102 que contam e Brevíssimos (organizados por Charles Kiefer). Publicou contos – Um passeio pela Rua da Praia, em No meu tempo – Histórias de Infância em Porto Alegre, e Rapsódia do Tique-Taque e Jogo de Memória na obra A Descoberta da Cidade – Memórias em Porto Alegre (organizados por Luís Augusto Fischer). Em 2012, lançou seu primeiro título infantil, A Tabuada na Ponta dos Dedos (reeditado em 2015). Participou da Feira do Livro de Porto Alegre em 2017, com o lançamento de duas obras também voltadas às crianças: Os 12 mandamentos verdes e A baleia arco-íris. Em 2018, lançou A Mandala do Sabor.
Em 2023, publicou o livro Maribem: A menina que sonhava ser prefeita e seu primeiro livro de contos breves Vou te contar. A autora também realizou oficinas interativas e cotação de histórias em escolas públicas em Porto Alegre, Gramado, Montenegro, Nova Santa Rita, Canela, Três Coroas e Triunfo. Como também em escolas privadas e no Pão dos Pobres em Porto Alegre. É auditora pública aposentada do TCE-RS. Foi criadora e coordenadora do BRDE Responsabilidade Social, em 2001, realizando o 1º Balanço Social, recebendo o prêmio da FUNDAÇÃO MÁRIO HENRIQUE SIMONSEN. Em junho de 2024, participou da Feira do Livro – RECONSTRÓI –RS no Instituto Ling.
Família
Frente fria após período de intenso calor em setembro já tem data para chegar
Família
Amanda Kimberlly fala pela 1ª vez sobre traição e filha com Neymar: “Fiquei calada por 9 meses”
Família
Deolane Bezerra adotou seu primeiro filho, Gilliard, aos 16 anos: "Ele estava sozinho"
Família
Silvio Santos tinha 5 irmãos: saiba quem são eles e o que fazem atualmente
Família
Thaila Ayala se pronuncia após repercussão da fala de Priscila Fantin sobre ex e filho
Família
Datas de nascimento que estão ligadas ao dom da inteligência
Família
Homem tortura pai de 69 anos e publica vídeos do momento nas redes sociais
Família
Filha mais discreta de Leonardo e agrônoma: conheça a madrinha de José Leonardo