Família

Marcos Mion vai até Brasília para incluir o autismo no censo e faz texto emocionante em comemoração

reprodução / Instagram

Publicado em 18/07/2019, às 15h55 por Izabel Gimenez


Compartilhe:


Marcos Mion e Suzana Gullo com os filhos Stefano, Romeo e Donatella (Foto: reprodução / Instagram)

Na quinta-feira, dia 19 de julho, o apresentador Marcos Mion foi ao Ministério da Cidadania, em Brasília, para lutar por assunto que tem muito a ver com a sua vida. O artista viajou até a capital do país para lutar pela inclusão do autismo no Censo 2020 e conseguiu obter vitória. Desde o nascimento do seu filho mais velho, que hoje tem 14 anos e é autista, Mion se envolve muito na causa e luta pelos direitos de todos.

O autismo tem nome e definição desde 1911 quando foi descrito como a versão clínica mais severa da esquizofrenia pelo psiquiatra suíço, Eugen Bleuler (1897-1939). Apesar de cada criança apresentar características distintas de autismo, o neuropediatra, um dos fundadores do Instituto NeuroSaber e pai da Helô, do Gustavo e do Maurício, Clay Brites, explica que, de forma geral, o transtorno neurológico se manifesta da mesma forma em meninos e meninas.

“VITÓRIA!!! VITÓRIA PARA O AUTISMO! Eu vim achando que era uma causa perdida, que o governo ia usar minha imagem para amenizar a decisão de não incluir o autismo no Censo, mas como disse em todos os vídeos: ‘Vou lutar até o fim’! Por todas famílias autistas! MEU PARTIDO É O AUTISMO! E pelas famílias eu vou até o fim”, escreveu o apresentador na legenda de um vídeo publicado em sua conta pessoal no Instagram.

Romeo, Donatella e Stefano, filhos de Suzana Gullo e Marcos Mion (Foto: Reprodução/ Instagram @marcosmion)

Além de comemorar a vitória, Mion explicou um pouco mais de como foi o dia até conseguir a conquista.”Foram grandes ‘inputs’ do Ministro da Saúde Mandetta (Luiz Henrique Mandetta), da Priscilla (Priscilla Roberta Gaspar de Oliveira) da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e da Susana (Susana Cordeiro Guerra), presidente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), além de todos os assessores, com uma atitude surpreendente o presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que inclui dados específicos sobre autismo no Censo 2020!”, disse.

Marcos Mion sempre levanta a bandeira para a inclusão de autistas (Foto: reprodução / instagram)

“Estou MUITO EMOCIONADO! Batalhei muito nessa reunião, nunca esmoreci, não cedi a controvérsia alguma por vocês, minha comunidade autista! E isso é apenas o começo! Agora o autismo entrou pela porta da frente e vou sempre representar a vontade da comunidade, acima da minha própria. Um agradecimento muito especial à primeira dama Michelle Bolsonaro, madrinha de todas as causas que, sem ela, nada seria possível. Mais uma vez eu repito: MINHA BANDEIRA É AZUL. MEU PARTIDO É O AUTISMO”, finalizou.

Clique aqui para assistir o vídeo completo

A iniciativa fez com que muitos famosos e seguidores do apresentador elogiassem e comemorassem a conquista. “Ele é paizão em casa e paizão das causas também. Parabéns pelo amor integral depositado em tudo que faz”, disse um deles. “Parabéns por usar sua figura de uma forma tão construtiva, humana e inclusiva. Sua voz engrandece e fortalece nossa luta”, disse outro.

Leia também: 

Marcos Mion faz barba de filho autista pela primeira vez em vídeo e legenda emociona

Marcos Mion viaja com família sem o filho autista e desabafa: “É uma dureza”

Marcos Mion faz homenagem a filho autista: “Que sorte a minha”


Palavras-chave
Família Saúde Criança Famosos

Leia também

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Família

Maira Cardi defende pastor que relatou ter beijado a boca da filha para ser “1º homem dela"

Família

Filhos de Madonna pretendem interditar a cantora por ‘agir como se ainda tivesse 20 anos’

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar