Família

Manual do Mundo: um canal do Youtube que faz sucesso com toda a família

O vídeos de Iberê e Mari Fulfaro ensinam e divertem

Isabela Kalil de Lima

Isabela Kalil de Lima ,Filha de Kátia e Fabio

Iberê Thenório criou o canal em 2008 (Foto: Reprodução Facebook)

Iberê Thenório criou o canal em 2008 (Foto: Reprodução/ Facebook Manual do Mundo)

Não é de hoje que a internet tem sido usada para aprender coisas.Mas quando o assunto é relevante, curioso, divertido e envolve ciência, é óbvio que a garotada ama. Não é à toa que o canal do Youtube Manual do Mundo tem feito tanto sucesso, inclusive entre os pais. Conversamos com os criadores, Iberê Thenório e a esposa Mariana Fulfaro, pais de Helena, para saber de onde veio a ideia.

 

Como vieram de Piedade, no interior de São Paulo, Mari e Iberê contam que as pessoas de lá faziam muitas coisas em casa. “Construíam os próprios brinquedos, consertavam o carro, a bicicleta, os imóveis, tudo por conta própria”, lembra Iberê, que tem 34 anos.

Anúncio

FECHAR

Eles cresceram nesse meio e também aprenderam a se virar. Quando vieram para a capital fazer faculdade, se surpreenderam ao ver que não acontecia o mesmo. “Para trocar um pneu, chamavam o seguro. Nessa época, o Youtube começou a ficar popular e as pessoas começaram a aprender e ensinar em vídeo, no mundo todo”, comenta Iberê.

Assim, eles começaram a gravar vídeos e criaram o Manual do Mundo em 2008. Antes de montar o canal, Mari e Iberê se formaram em profissões que hoje não exercem mais. Ela, em terapia ocupacional e ele, em jornalismo.

Leia mais:

Menina aprende a dançar com o YouTube e o resultado é incrível!

5 dicas de segurança para seus filhos navegarem na internet

Só quem experimenta, aprende de verdade!

Além de ensinar coisas úteis, como fazer um descascador de legumes com latinha de refrigerante, por exemplo, eles também estão no Youtube revelando curiosidades, como o porquê de mexermos os braços ao andar e do céu ser azul. O Manual do Mundo também já esteve na TV com a série “Experimentos Extraordinários”, que foi exibida em 2014 no canal pago Cartoon Network, e virou até livro.

Iberê e a esposa Mariana gravam vários vídeos juntos para o canal (Foto: Reprodução Facebook)

Iberê e a esposa Mariana gravam vários vídeos juntos para o canal (Foto: Reprodução/ Facebook Manual do Mundo)

Atualmente, o canal já tem mais seis milhões de inscritos.  Iberê aparece, inclusive, entre as 20 celebridades mais influentes em vídeos do Brasil, de acordo com o estudo “A pesquisa aponta a força dessas novas celebridades”, feita pela empresa de consultoria Provokers para o Google e para o jornal Meio & Mensagem.

Tarefas possíveis para seu filho fazer

Brincar NÃO É sinônimo de ter brinquedos!

Iberê e Mari também produzem conteúdos educacionais para serem usados online por editoras de livros pedagógicos e organizam palestras sobre inovação na educação e também sobre o uso de recursos digitais nas escolas.

”Os pais têm que ficar muito atentos. Primeiro, para não deixar que a vida da criança se resuma à internet. Segundo, porque a geração delas tem mais dificuldade de entender o que é privacidade”, explica.

10 coisas que você não deveria compartilhar nas redes sociais

Livro interativo ajuda pais e professores conversarem com crianças