Família

Mãe morre e filhos pagarão multa de R$18 mil por culparem o médico nas redes sociais: “Matou ela”

Os filhos ficaram arrasados - Getty Images
Getty Images

Publicado em 18/05/2023, às 09h45 - Atualizado às 09h51 por Gabriela Xavier, filha de Priscila e Ivan


Um casal de irmãos foi condenado por serem responsáveis pela morte da mãe. Eles terão que pagar uma indenização de R$18.4 mil para o médico, Jovino Nogueira da Silva. O médico foi apontado pelos próprios filhos da mulher, por ser o culpado pela morte da mãe. Os irmãos usaram as redes sociais (Facebook) para difamar o médico.

A idosa, identificada como Maria do Carmo de Sousa Oliveira, morreu aos 72 anos, em uma unidade de saúde em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, após esperar mais de sete horas por uma internação. Após a trágica perda, os filhos da mulher postaram na rede social o nome do médico, tal como o registro profissional. Ele tinha sido o responsável pelo atendimento da mulher e foi acusado pelos familiares de assassinato.

Em uma das publicações da filha de Maria do Carmo foi “Mataram a minha mãe!”. Conforme o relato das redes sociais, o médico teria dificultado a transferência para um hospital onde ela teria ‘uma chance para sobreviver’. Então, os irmãos, que tiveram acesso a ficha da mãe, eles decidiram expor.

Mulher triste com fundo cinza
Os filhos ficaram arrasados (Foto: Getty Images)

A ficha de atendimento médico da idosa foi dada para os filhos e o documento mostrava os horários que os exames foram pedidos para ela. Foi solicitado um eletrocardiograma (às 8h22, 9h21 e 13h12). O médico não respondeu às mensagens enviadas e a senhora morreu às 14h32.

O nome do médico, tanto como o registro profissional, foi exposto na internet. Segundo os irmãos, esses dados apareceram por engano, de forma ‘acidental’. Os irmãos também falaram que o médico se negou a mandar por celular, a imagem do exame, que foi solicitada várias vezes.

Porém, o advogado do médico, David Frizzo, falou para UOLque o médico deixa o celular pessoal no carro para que não falem para ele que estava mexendo no celular durante o expediente. Após as publicações feitas pela família, o médico ficou muito triste. Ele ainda não se pronunciou publicamente.

O advogado dele disse que não é fácil para ninguém. “Não é fácil para sua família ver você sendo acusado de ‘matar’ a mãe de alguém”. Um dos filhos de Maria do Carmo, identificado como Evandro Oliveira, fez a declaração detalhada. Ele inicia falando que ela ficou infartada por horas.

A idosa morreu no hospital (Foto: Reprodução/ Arquivo pessoal/ Campo Grande News)

“Ela ficou infartada das 7h30 até as 15h00 agonizando em cima de uma maca. Reclamava de fortes dores no tórax, braços, cabeça e estômago, e pouco foi feito para reverter o quadro. Nem os chinelos dela haviam sido tirados do pé depois de horas deitada na maca (…) sem nenhum apoio para a cabeça. (…) Hoje faz 13 dias que a negligência de um médico irresponsável matou minha mãe! A justiça virá, principalmente a de Deus!”, escreveu ele.

Após as publicações, o médico processou os irmãos por danos morais. O juiz do carro, Fábio Ferreira de Souza, deu razão para o médico. “A utilização de expressões como ‘assassino’ e ‘doutor da morte’ (…) é suficiente para afrontar a honra e integridade moral de quem ocupa um cargo público”, falou o juiz.

O adolescente passou por uma cirurgia por conta do cabo
Ela ficou esperando o atendimento por horas (Reprodução/Getty Images)

Os irmãos recorreram duas vezes, mas o juiz não concordou. A Justiça executou a decisão em 2 de maio e deu o prazo de até 15 dias para pagarem o médico. O valor se refere a condenação original, os 10 mil reais, mais os juros, correção monetária e honorários. O advogado, David, ainda disse que o valor foi abaixo do ideal. “Pela forma como acusaram o profissional de assassinato, a indenização foi abaixo do ideal”.

Porém, o filho rebateu, dizendo que não tem o valor e que as atitudes foram impulsivas. “Não tenho como pagar. Eu achei o valor alto e a condenação injusta porque a gente falou no calor das emoções, e isso deveria ser levado em conta”, finalizou.

Veja também: Vacinas salvam vidas: tudo sobre a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe

Vacina é um tema tão essencial que, pela primeira vez, a Pais&Filhos se uniu ao Ministério da Saúde e Crescer nessa causa. Estamos juntos para conscientizar a população sobre a importância da imunização contra a gripe e estimular a vacinação, com foco nos grupos prioritários


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Esposa de Tony Ramos tranquiliza fãs sobre condição do ator após cirurgia - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Esposa de Tony Ramos atualiza estado de saúde do ator após cirurgia

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Amanda Kimberlly confirma gravidez, mas não foi confirmada a paternidade de Neymar - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Suposta mãe de filha de Neymar foi vista com jogador em Barcelona na balada

Ter um diálogo com os filhos fortalece a relação entre o adulto e a criança - Getty Images

Família

37 perguntas divertidas para iniciar uma conversa com seu filho

Nomes bíblicos femininos - (Foto: Unsplash)

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas