Família

Mãe e pai também namoram! Tiveram filho e a relação esfriou? Entenda por que isso acontece

Freepik

Publicado em 12/06/2022, às 13h29 - Atualizado em 14/06/2022, às 13h04 por Carolina Ildefonso


Compartilhe:


Hoje é o Dia dos Namorados, e se você está grávida ou já tem filhos e está pensando que a comemoração foi por água baixo, está enganado.

Ainda na gravidez é comum o relacionamento do casal se transformar. Seja por medo, indisposição ou até mesmo desconhecimento da situação. Será que fazer sexo prejudica a gestação? Acelera o parto normal? Machuca o bebê?Segundo Evandro Silva, ginecologista obstetra, pai de Camila, Arthur, Lucas, Gustavo e Clarissa, muitas vezes, a mulher tem sua libido aumentada na gestação, mas esse desejo é freado pelo medo e muitas vezes pela falta de orientação.

A mulher pode ter aumento da libido gestação (Foto: Freepik)

Ele explica ainda que com o passar da gestação, existe uma necessidade de adaptação do casal por questões apenas do desconforto da mãe em relação ao tamanho da barriga, mas reforça: “ Não há necessidade de mudança na rotina sexual ”.

Depois que nasceu ficamos tão cansados que só queremos dormir!

Já ouviu essa frase? Se seu relacionamento esfriou com a chegada do filho, calma, isso não aconteceu só com vocês. Sabemos que cuidar de bebes e crianças dá trabalho, é cansativo e demanda muito tempo. Mas, estamos aqui para lembrar que os desejos dos casais não devem ser deixados de lado.

Tatiane de Sá Manduca, mãe de Mateus e psicóloga clínica, explica que a transição de um relacionamento composto por duas pessoas para o que aumenta para três (ou mais), é um grande desafio para o casal, e nesse sentido, talvez seja preciso reinventar a relação.

Na vida temos diversos papéis sociais: profissional, mãe, pai, filho, cliente, amigo e temos que respeitar cada um deles, inclusive os papéis de homem e de mulher. “O desejo pode se alterar e em algumas situações chegar até a recusa. Por isso, o diálogo sobre frequência, tempo e posições para o sexo podem ajudar para uma vida sexual prazerosa. Lembrando que o ato sexual vai muito além da penetração”, conta Manduca.

O ato sexual vai muito além da penetração (Foto: Getty Image)

Em alguns casos, para a mulher – especialmente para as mães solo – separar esses papéis sociais é ainda mais difícil. De acordo com a ginecologista e sexóloga Shanna Oliveira, a sexualidade feminina depende muito do psicológico. “O prazer feminino vai além do contato físico, começa ainda no cérebro, através dos vários neurotransmissores.  Admiração, parceria e respeito, são os principais elementos para se chegar ao orgasmo, explica a médica.

Não tenha medo de pedir ajuda!

Para aliviar tudo isso, contar com uma rede de apoio é fundamental.  Se tiver essa possibilidade aproveite a data para pedir um “vale night” neste Dia dos Namorados. Porém, se isso não for possível, coloquem as crianças para dormir mais cedo e criem um clima bacana dentro e casa.

A nutricionista, Daniela Zurin, dá algumas dicas de alimentos afrodisíacos que podem ajudar a apimentar a relação.

Além destes ingredientes naturais usar a criatividade é uma boa forma de retomar essa relação. Aproveitem!


Palavras-chave
Relacionamento Gravidez Sexo casal Mãe pai rede de apoio Dia dos Namorados desempenho sexual dicas para o relacionamento

Leia também

Família

Esposa de Radamés Furlan sofre ataques após ex-jogador assumir ter sido amante de Viviane Araújo

Família

Mãe de Alexandre Nardoni morre 1 mês antes de filho ser liberado da prisão

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família

Bebês

Após 3 anos o hospital, bebê que nasceu com intestino para fora do corpo recebe alta

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho