Família

Mãe e filha são aprovadas para o mesmo curso na Universidade Federal do Paraná

Reprodução/G1/Arquivo pessoal

Publicado em 06/04/2022, às 10h49 - Atualizado às 12h07 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Tem calouras no pedaço! Mãe e filha foram aprovadas juntas, em 23 de março, no vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), para o mesmo curso. Mas as coincidências não param por ai – pois, ambas fizeram a prova na mesma sala e estudaram juntas o pré-vestibular. Além de, na lista de aprovados, o nome das duas apareceu um embaixo do outro, por conta da ordem alfabética. Agora, Andréa Saad Grape (48) e Amanda Saad Grape (21) irão cursar Engenharia Industrial Madeireira, no Centro Politécnico.

Em entrevista ao G1, a mãe que as duas sempre foram conectadas, visto que, Andréa levava a filha para a acompanhar na sala de aula universitária. De 2009 a 2012, a matriarca cursava a mesma engenharia para qual foi aprovada neste anos e, com frequência, trazia a filha, ainda criança, para dentro da classe. Por questões pessoais, a Andréa precisou trancar o curso.

“Ela já me acompanhava junto na faculdade quando não tinha aula na escola. Estava no fundamental. Ficava na sala junto, explorava biblioteca, laboratório […] Eu ficava em um laboratório de anatomia às vezes, e ela ficava lá comigo, selecionando livros, colando plaquinhas […] Sempre fomos próximas”, disse a mãe.

As duas estudaram juntas para o vestibular de Engenharia Industrial Madeireira (Foto: Reprodução/G1/Arquivo pessoal)

As duas decidiram prestar vestibular em 2021 com o intuito de mudar a carreira. Já que, no momento, a Amanda é Gestora de T.I e a Andréa é tecnóloga em Recursos Humanos, mas trabalha como diarista.

“Foi um estudo por conta. Quando ela [Andréa] passou a primeira vez, fez cursinho na paróquia aqui perto de casa. E em 2021, por conta da pandemia e tudo, eu sabia que tinha cursinho solidário que dava aula online, no YouTube. A gente foi pegando aos poucos, encaixando na rotina”, disse Amanda.

Juntas, as duas compartilharam a felicidade da comemoração da notícia da aprovação acadêmica. ““Eu [Amanda] estava no banheiro do trabalho. Aí eu vi a lista e comecei a gritar. Daí o pessoal saiu correndo e perguntou ‘Nossa, aconteceu alguma coisa?’. E eu disse: não, eu passei na federal com a minha mãe […]”, disse a filha.

Em complemento, a mãe falou: “Foi uma loucura. Eu imaginava que ela fosse passar, porque era mais jovem e tal. Mas era um sonho meu continuar, voltar a federal. Só que eu não sabia se eu estava preparada pra isso ainda. Daí ela chegou pra mim e disse ‘Mãe, vamos nos inscrever pra federal juntas?’ e eu disse ‘Tá bom, vamos'”.

Agora, as duas se preparam para conciliar trabalho e estudos. “Na maioria das vezes a gente vai sair do trabalho, vai direto para o campus e vai voltar perto de meia noite”, falou Amanda. No fim, a mãe disse estar engajada para retomar os estudos com as filha. ““Vamos dormir em casa, quando for possível dormir […] Sempre tem que ter uma luta pra gente conseguir vencer. A vitória vai vir”.


Palavras-chave
Engenharia Industrial Madeireira mãe e filhas são aprovadas juntas universidade federal Universidade Federal do Paraná

Leia também

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Família

Nora faz teste de DNA por insistência da sogra e descobre revelação familiar de séculos